Cidadeverde.com
Esporte

O Flamengo de hoje não é igual ao Flamengo dos anos oitenta

Imprimir

A imprensa esportiva tem manifestado um enorme entusiasmo com o futebol apresentado pelo Flamengo no atual Campeonato Brasileiro. Realmente a equipe comandada por Jorge Jesus está jogando bem e liderando a competição com possibilidades bem claras de conquistar o título. 

Foto  - Twitter - Flamengo

É um futebol ofensivo, sempre em busca do gol, até mesmo para ampliar uma vantagem mostrada no placar. As goleadas sobre Goiás, Vasco da Gama, Corinthians refletiram a superioridade em campo. 

A goleada de 5 x 0 sobre o Grêmio na Libertadores da América com um show de bola no Maracanã fez crescer o entusiasmo da torcida e da imprensa. O time rubro-negro realmente é bom. Os seus jogadores são de excelente qualidade técnica.

Em vários programas de rádio e TV foi colocado em debate o seguinte tema : qual é o melhor time, comparando o atual e o dos anos oitenta ?

Na década de 80 o Clube de Regatas Flamengo teve uma atuação marcante no futebol brasileiro e até mesmo internacional. Foram conquistados os seguintes títulos:

. Flamengo campeão carioca em 1981.

. Flamengo campeão brasileiro em 1980, 1982 e 1983.

. Flamengo campeão da Taça Libertadores da América em 1981.

. Flamengo campeão mundial de 1981.

A equipe considerada base no período era formada por Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Os técnicos foram Cláudio Coutinho e Paulo César Carpegiani. Zico era o grande astro, o líder, um dos maiores craques da história do futebol brasileiro.

O Flamengo de 1983 atuou em Teresina. Enfrentou e venceu o Tiradentes por 3 x 1 pelo Campeonato Brasileiro. Sessenta mil torcedores foram o Albertão, inclusive vindos de várias cidades do interior do Piauí e do interior do Maranhão. O recorde de público no Albertão nunca foi superada, nem mesmo pela Seleção Brasileira com Ronaldo Fenômeno & Cia.

Confirmo que o time atual é realmente o melhor do atual futebol brasileiro, porém ainda não  tem histórico de títulos, além do carioca.Tem pela frente as disputas do Campeonato Brasileiro, da Taça Libertadores da América e do Mundial de Clubes. Vai ganhar ? Precisamos esperar.

Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com

Imprimir