Cidadeverde.com

Governo do Piauí realiza reuniões em 84 municípios sobre aquisição de alimentos

Imprimir

Foto: Ccom

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), está realizando uma rodada de reuniões em 84 municípios de onze 11 Territórios do Desenvolvimento. O objetivo é apresentar a nova proposta do programa para o ano de 2019/2020.

Representam a SAF nesta ação, o coordenador do PAA, Durval Gomes; a gerente do PAA, Jirles Machado; a técnica Lúcia Monteiro, o técnico Moisés Soares da Silva e a auxiliar técnica Maria do Socorro Pereira. O programa é realizado em parceria com as secretarias municipais de Agricultura, prefeituras, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O técnico do Emater, Roberval Silva, explica que a integração entre as entidades é muito importante. “O trabalho que nós realizamos com os municípios faz parte da parceria entre as prefeituras, sindicatos e secretarias municipais de agricultura. Acompanhamos todo o processo desde a produção até o plantio e a distribuição, para famílias carentes devidamente cadastradas no programa” ressaltou.

Até agora, foram realizadas reuniões em 84 municípios de onze 11 territórios atendidos pelo programa. O PAA é uma política pública que contribui para o fortalecimento da organização e da produção local, garantindo melhoria de vida às famílias.

A secretária de Assistência Social do município de Miguel Alves, Sônia Maria explica a existência de critérios para o recebimento dos alimentos. “Realizamos o acompanhamento das famílias e fazemos a entrega dos alimentos. Para receber os produtos, é preciso comprovar que possui renda baixa e que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Só depois, realizamos o cadastro dessas famílias e fazemos a entrega dos alimentos que são recebidos pelo Cras”, descreve.

O coordenador do PAA, Durval Gomes, informou que esta é a etapa conclusiva do programa. “Essa é a segunda fase do processo, os municípios que foram cadastrados e selecionados irão iniciar a entrega dos produtos agora no mês de novembro de 2019 até fevereiro de 2020”, declarou.

A coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens, Maria Gonçalves, destacou a importância do programa para os agricultores. “Para nós do movimento e para os agricultores e agricultoras, o PAA é uma política de extrema importância pois valoriza a agricultura familiar e permite que os agricultores tenham um aumento na renda. É nosso papel enquanto coordenação organizar e capacitar essas famílias, fazer uma assessoria técnica para que elas posam produzir melhor e ter mais produtos para entrega”, explicou.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais