Cidadeverde.com

Piaui terá Coordenação Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Imprimir

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  implantam nesta quinta-feira (14), a Coordenação Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento acontece nesta quinta(14), no Palácio de Karnak e conta com a presença do o governador Wellington Dias. A plataforma ODS Piauí também será lançada, que possibilita acessar os dados de todo o estado analisados à luz dos ODS e também os diagnósticos das pesquisas que foram realizadas dentro da parceria Seplan-PNUD.

Segundo Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, a plataforma é de acesso público. “Ela é aberta e qualquer pessoa que quiser informação vai poder acessar. A Seplan e o PNUD alimentarão o sistema e todos os trabalhos que a gente fizer no próximo ano e os que foram feitos até agora, vão estar dentro da plataforma”, explicou.

Para a realização das pesquisas, o PNUD disponibiliza os consultores e a Seplan, os técnicos. O trabalho conjunto define os indicadores dos ODS que são acompanhados. “A própria elaboração do PPA foi direcionada para a visão dos ODS, toda base estratégica do PPA, que foi trabalhado em cima do Índice de Desenvolvimento Humano e em cima da contribuição dos ODS, foi feita no âmbito dessa parceria”, explicou Rejane Tavares.

Os diagnósticos obtidos a partir da parceria Seplan-PNUD serviram de base para a elaboração do PPA. “Esse diagnóstico identificou os principais gargalos que o Estado tem para conseguir atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e construiu, também, aceleradores que são ações que podem ajudar o Estado a atingir os ODS de forma mais rápida e eficaz”, acrescentou a superintendente.

No encontro, também será feita a prestação de contas da parceria Seplan-PNUD em relação ao trabalho de planejamento dos municípios do Vale do Itaim, a partir da visão dos ODS.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais