Cidadeverde.com

Teresina vai sediar encontro sobre revitalização da Bacia do Parnaíba

Imprimir

Será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório Rui Lima, da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Av. Gil Martins, 1810, edifício Albano Franco), o Primeiro Encontro de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O evento tem como objetivo reunir as principais instituições relacionadas à gestão das águas no Brasil, especialmente os principais Comitês de Bacias Hidrográficas do país.

Esse trabalho vai permitir aos gestores, conhecer experiências dos Comitês de Bacias Federais e de Comitês Afluentes do Rio Parnaíba, objetivando compartilhar informações sobre ações de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Serão reunidas contribuições necessárias para a construção de uma agenda estratégica para a consolidação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Apoio institucional

Evento conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional; Governo dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão; Agência Nacional de Águas; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba; e Federação das Indústrias do Estado do Piaui. Essas instituições estão incentivando a contextualização do processo de mobilização para a instalação do Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, instituído em abril de 2018 e atualmente presidido por uma diretoria provisória, com a missão de coordenar a prévia divulgação do processo de escolha e credenciamento dos representantes que comporão o Comité definitivo.

Essa iniciativa requer um amplo e transparente processo de sensibilização e divulgação em toda a área da bacia hidrográfica, abrangendo os 278 municípios nela inserido, de forma a garantir a participação dos segmentos envolvidos na gestão de recursos hídricos desta bacia, sendo uma oportunidade única para se debater e discutir iniciativas voltadas à revitalização dos rios e para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Parnaíba.

Serão beneficiados os setores de usuários de água, poder público e sociedade civil da Bacia Hidrográfica do Parnaíba; e instituições em geral, relacionadas à gestão de recursos hídricos do Brasil.

Palestras

A primeira palestra do evento versará sobre o tema Histórico do Processo de Criação do CBHRio Parnaíba e será ministrada pelo engenheiro agrônomo Avelar Damasceno Amorim – presidente interino desta entidade. O diretor presidente do Instituto das Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro vai falar sobre o Saneamento Integrado aos Recursos Hídricos. Já o diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná e presidente do Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Paranapanema, Everton Luiz da Costa Souza, vai falar sobre Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Paraná.

As Contribuições para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (Programa Produtor de Água) será o tema da palestra do representante da Agência Nacional de água, Devanir Garcia dos Santos. O tema Reuso de água Urbano e Rural ficará a cargo do palestrante Luiz Carlos Belfort Gomes. Desafios para a Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba será amplamente debatido, tendo como palestrante a analista ambiental Larissa Rosa, do Ministério do Desenvolvimento Regional. A Gestão de Recursos Hídricos no Brasil será o tema da palestra de José Luiz de Souza – Coordenador de Planejamento e Politica de Recursos Hídricos do Ministério do desenvolvimento Regional.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais