Cidadeverde.com

Após atraso, Sesapi distribui insulinas Lantus a pacientes com diabetes neste sábado(23)

Imprimir

Foto: Roberta Aline/cidadeverde.com

Depois de passarem mais de 30 dias sem a insulina Lantus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) adquiriu o medicamento, essencial para pacientes diabéticos atendidos pela Farmácia do Povo, nesta sexta-feira(22) e informou que excepcionalmente neste sábado(23) irá fazer a dispensação. 

A diretora da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, havia informado no jornal Notícia da Manhã que a distribuição seria somente na segunda-feira(25), mas a Sesapi resolveu abrir o local amanhã para fazer a dispensação. 

Segundo Herlon Guimarães, o superintendente de Atenção da Saúde da Sesapi, os medicamentos eram para terem chegado na quarta-feira(20), mas um problema de logística impediu essa entrega e que um caminhão foi enviado ao Maranhão para buscar essas insulinas que chegam nesta sexta. 

Com a chegada, a Sesapi decidiu que excepcionalmente neste sábado (23), será realizada a dispensação desses medicamentos para todos os pacientes que necessitam. 

A entrega será feita na Farmácia do Povo, que fica na Rua David Caldas, nº 398, Centro - Esquina com Rua Areolino de Abreu (próximo à Caixa Econômica Federal). 

A Insulina Lantus é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia (nível alto de açúcar no sangue).

A denúncia da falta do medicamento foi feita pela Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip), que lamentava o “abandono” da secretaria em relação ao descumprimento dos prazos, que estavam com a esperança de receberem na quarta-feira(20) e alertando para as complicações que os pacientes podem ter com a falta da insulina em sua saúde, a médio prazo. 

É com tristeza e sentimento de abandono que encaramos o 30º dia sem a insulina Lantus, fármaco que deveria ser dispensado permanentemente na Farmácia do Povo. A entrega mensal é de responsabilidade da SESAPI @saudepi , secretaria que vem nos decepcionando  pelos constantes descumprimentos de prazos, garantindo, portanto, apenas expectativas e frustrações na vida de milhares de pessoas que precisam de suas medicações para viver. Sem a insulina, o portador desta condição simplesmente pode entrar em cetoacidose diabética e morrer. Diante desta omissão, a médio e longo prazo, a grande maioria vai certamente desenvolver as temidas complicações que debilitam, matam e oneram ainda mais os cofres públicos. Dar acesso aos medicamentos, ao médico e aos exames é, antes de tudo, uma atitude (e obrigação) de uma gestão inteligente. Isso, infelizmente, não vem acontecendo em nosso estado. Quarta(20), por exemplo, muitas pessoas acordaram na esperança de receber suas insulinas e não receberam. Este foi mais um prazo fictício que mobilizou a Adip e milhares de pessoas. Quarta(20) à noite, a Associação conversou com a diretora da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, e na ocasião, mais um prazo de entrega foi apresentado. Como não conseguimos mais acreditar nestes prazos, vamos apenas aguardar o desenrolar dos fatos e continuar a nossa campanha de sensibilização e repúdio. #Insulina #diabetes #saude #vida #direito

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais