Cidadeverde.com

Da criação do Dominó a polêmicas; relembre fatos marcantes de Gugu Liberato na TV

Imprimir

Foto: arquivo pessoal de Gugu no Facebook


Com mais de 40 anos de televisão, a morte do apresentador Gugu Liberato, 60, foi anunciada na noite desta sexta-feira (22). A informação foi confirmada pela família, em nota. 

Gugu teve uma carreira repleta de sucessos e polêmicas, que incluem desde a famosa Banheira do Gugu até uma entrevista com supostos membros do PCC que faziam ameaças a políticos e jornalistas. Antes de ser apresentador, Gugu trabalhou como office-boy em uma imobiliária em São Paulo, mas na época já sonhava com a TV.

Ele contou à Folha de S.Paulo na década de 1990 que chegou a mandar cartas para Silvio Santos, com ideias e sugestões para os programas dele, até que foi chamado. Silvio resolveu dar uma chance ao menino, na época com apenas 14 anos, contratando-o como assistente de produção, quando o apresentador ainda estava na Globo.

Ao conseguir a concessão que daria origem ao SBT, Silvio lhe deu a verdadeira oportunidade de Gugu: "Acho que ele enxergou em mim um sucessor", chegou a dizer Gugu décadas depois. 

De Sessão Premiada, um programa que ia ao ar nos intervalos de filmes, Gugu passou para o Viva a Noite, programa que após estrear às terças passou para o horário nobre de sábado. Depois vieram Passa ou Repassa, Sabadão Sertanejo e Domingo Legal, este último abaixo apenas de Silvio Santos na grade do SBT. 

Foi no Domingo Legal que Gugu se consolidou. O programa, que estreou em 1993, começou sendo gravado e veiculado no início das tardes, mas com o passar dos anos virou ao vivo e mudou para as 16h, para competir diretamente com o Domingão do Faustão (Globo), até então líder no horário. 

Na disputa acirrada entre os dois programas dominicais, Gugu contou com quadros polêmicos, como a Banheira do Gugu, em que famosos lutavam para pegar sabonetes dentro de uma banheira, que lhe garantiram a liderança na audiência entre o final dos anos 1990 e começo dos anos 2000. 

Em meio à disputa por audiência, o apresentador acabou se envolvendo na maior polêmica de sua carreira, quando veiculou uma entrevista com dois supostos membros do PCC, que faziam ameaças aos jornalistas Marcelo Rezende e José Luis Datena, ao padre Marcelo Rossi e ao então vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo. 

Pouco depois do programa ir ao ar, em 2003, a própria facção desmentiu que os homens fizessem parte do grupo. Gugu virou alvo de investigações e disse não saber da farsa –segundo ele, teria confiado no relato do repórter Wagner Maffezoli. O apresentador deixou o SBT em 2009. 

Gugu estreou na Record no mesmo ano, apresentando o Programa do Gugu de 2009 a 2013. Após um período longe da TV, ele retornou à emissora em 2015, conquistando a liderança de audiência já no primeiro episódio do programa batizado com seu nome: Gugu, com a veiculação de uma entrevista exclusiva com Suzane Von Ritchthofen. 

O programa seguiu no ar até 2017, quando chegou ao fim. Desde então, o apresentador tem se dedicado a realities shows do canal, o Power Couple Brasil e o Canta Comigo. Esse último está hoje na reta final da segunda temporada. Segundo a Record, o apresentador chegou a gravar a final, prevista até então para ir ao ar dia 4 de dezembro. 

"Nunca trabalhei tão pouco, intelectualmente falando. Reality é muito mais fácil para qualquer apresentador, mas em compensação, o volume de horas de trabalho é muito maior. Eu chego por volta das 9h e saio a 1h do dia seguinte. É bem difícil", chegou a afirmar Gugu em junho. 

Dominó e Menudos

O apresentador Gugu Liberato, 60, teve a morte confirmada nesta sexta-feira (22) após uma queda em sua casa, nos Estados Unidos. Ele foi o responsável por alavancar a carreira de algumas boy bands famosas dos anos 1980 e 1990.

Dentre elas a banda Dominó, que foi formada pela produtora de Gugu em 1984. A banda explodiu depois de se apresentar no programa dele, o Viva a Noite. A formação original contava com Afonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues.

Algo semelhante aconteceu com o grupo Polegar, que tinha entre os membros o cantor Rafael Ilha, que virou celebridade ainda criança. Ele se tornou membro do Polegar em um concurso da empresa Promoart, de Gugu Liberato, aos 12 anos. 

O auge ocorreu a partir de 1983. O grupo Garotos da Cidade acabou se transformando no Polegar por uma iniciativa do apresentador de criar uma versão nacional do grupo infantojuvenil Menudo, originário de Porto Rico.

Pouco tempo depois, Ilha iniciaria seus problemas com drogas e deixaria a banda. O apresentador também ajudou na carreira do cantor Marcelo Augusto. Ele foi apadrinhado por Gugu no início dos anos 1990, quando gravou seu primeiro disco. 
 
Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais