Cidadeverde.com

Por sua obra literária, piauiense Wilson Seraine recebe título de cidadão fortalezense

Imprimir

Foto: Ascom Wilson Seraine

O professor piauiense Wilson Seraine recebeu o título de cidadão fortalezense, nesse sábado (23), em Fortaleza. A comenda proposta pelo vereador Raimundo Filho (PRTB) foi entregue durante a edição 2019 do Prêmio “Troféu Gonzagão”. A festa é realizada, anualmente, na capital alencariana, e este ano homenageou o centenário de Jackson do Pandeiro, além do legado de Luiz Gonzaga.

“É uma grande honra ser o autor dessa propositura. Conheci o trabalho desenvolvido pelo professor Wilson Seraine nas áreas da Educação e da Cultura. A obra A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências, de autoria dele, tem sido utilizada como texto auxiliar no processo educacional oferecido em Fortaleza. Ele merece ser incluído nesse grupo de pessoas que já prestaram relevantes serviços para nossa cidade”, disse o vereador Raimundo Filho. 

Seraine é autor de um perfil biográfico sobre o jornalista e historiador cearense Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez. “Dizem que contar a história de Nirez é contar a história de Fortaleza. Então, posso, orgulhosamente, afirmar que por meio do livro Nirez, o homem de cera, colaboramos com a bibliografia sobre a história da cidade”, destacou o homenageado.

Após receber o título, o professor agradeceu a homenagem e relembrou um pouco da sua história. “Jamais vou esquecer a emoção de ter visto a apresentação de Luiz Gonzaga, durante a Missa do Vaqueiro, no ano de 1987. Foi a dedicação do Rei do Baião ao Nordeste que inspirou nossa trajetória. Hoje, passado o tempo, vejo que tudo valeu muito a pena. Vou continuar retribuindo toda essa confiança com muito mais trabalho e compromisso com a nossa cultura”, contou Wilson Seraine.

A entrega do título aconteceu durante a edição 2019 do Prêmio “Troféu Gonzagão”- momento de confraternização de diversos artistas nordestinos e de fortalecimento das raízes culturais.

História

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 9 livros nos segmentos de educação e cultura popular, é membro das Academias Piauiense e Brasileira de Literatura de Cordel, integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzaguiana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

Wilson estuda há 22 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais