Cidadeverde.com

Wellington Dias rebate crítica sobre empréstimo de R$ 1 bi e garante legalidade

Imprimir

Foto: Valmir Macêdo/Cidadeverde.com

Em viagem recente a países da Europa, o governador Wellington Dias anunciou novas operações de crédito para o Estado. Somente na França, o governo assinala um empréstimo de 200 milhões de dólares, mais de R$ 900 milhões.

A operação milionária é feita em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento. A financiadora aprovou no seu comitê de crédito a disponibilidade de 200 milhões de euros apenas para o estado do Piauí. 

Na semana passada, após Dias anunciar a fonte de crédito, o deputado estadual Gustavo Neiva afirmou que o empréstimo do governador era fake news por não ter sido aprovado junto ao legislativo. Segundo o parlamentar, o anúncio era para justificar a viagem à Europa.

Em agenda em Teresina nesta segunda-feira (25), Wellington rebateu a afirmação e garantiu que os contratos preliminares são legais.

“Celebramos para o envio conjunto para a Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), ou seja, o empréstimo externo nós só encaminhamos para a Assembleia após a aprovação pela Cofiex, que é o órgão federal, por se tratar de entrada de dinheiro estrangeiro”, explicou Wellington. 

Um outro crédito junto ao Fida e ao Bid também foi anunciado pelo governo. São cerca de 118 milhões de dólares para esse contrato. 

“Ao aprovar na Cofiex eu encaminho na Assembleia e a Cofiex encaminha para o congresso nacional. É assim que acontece em todos os contratos de financiamento. Sei que nem todo mundo combina essas coisas mas sabem que o governador Wellington Dias trabalha sempre na legalidade”, reafirmou Dias

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais