Cidadeverde.com
Política

Átila Lira descarta extinção do Fundeb: "não existe essa possibilidade"

Imprimir

O deputado federal Átila Lira (Progressistas) negou nesta segunda-feira (25), a extinção do Fundeb, Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Funcionários da Educação. O assunto foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

"Não existe possibilidade. Isso não procede de forma nenhuma. O Fundeb é um fundo federal que financia a educação básica, de nível fundamental e médio. Ele encerra no final do ano que vem, mas já existe uma comissão, daqual faço parte e que já tem o projeto de prorrogação, de ampliação de recursos e com a proposta de mudar a distribuição para melhorar a situação de estados absolutamente pobres como o Piauí", afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo o deputado, a União subiria os recursos de 10 para 15%, beneficiando os estados. "O Piauí, por exemplo, teria uma redistribuição melhor. Hoje o percapita do Piauí é muito baixo, enquanto São Paulo é dez vezes maior. A ideia nossa diminuir a disparidades na distribuição dos recursos", ressaltou.

A audiência foi convocada através de requerimentos dos deputados Franzé Silva(PT) e Teresa Britto(PV). Além de Átila Lira, os deputados federais Rejane Dias e Assis Carvalho também participaram da audiência.

Foto: Yasmim Cunha

Hérlon Moraes
[email protected]

Imprimir