Cidadeverde.com

Simpósio vai apresentar mudanças na base nacional comum em escolas

Imprimir

A educação em todo o Brasil deverá passar por mudanças normativas com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A nova modalidade deve começar a valer no próximo ano para o Ensino Básico e Fundamental.

No Piauí, a Secretaria de Educação realiza eventos regionais em todo o estado para apresentar as novas normas para gestores e professores das redes pública e privada de ensino. Em Teresina, será realizado um simpósio de 3 a 16 de dezembro no Instituto Antonino Freire, na zona Norte da capital.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto, falou que a nova base comum curricular pretende modernizar as metodologias e interligar disciplinas afins.

Foto: Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

“A gente tinha as disciplinas de química, física e biologia, agora com a nova Base Nacional Comum nós vamos ensinar não mais as três disciplinas, mas a área do conhecimento”, explicou o professor. Ele garantiu que as disciplinas como são nomeadas não irão desaparecer e deu como exemplo o corpo humano, que agora será estudado de maneira interligada em seus aspectos químicos, físicos e biológicos.

Segundo o superintendente, o novo método pretende conciliar o ensino com a realidade do aluno e da comunidade a qual ele pertence. “A história e a geografia da região devem ser levadas em consideração”, informou. 

Um dos reflexos da mudança serão os livros que deverão seguir uma metodologia didática diferente da que era praticada.

Inicialmente as áreas em que haverá mudanças são a educação  infantil e fundamental, nos anos iniciais e finais. De acordo com o superintendente, todas as mudanças seguem as diretrizes apontadas pelo Ministério da Educação e foram também aprovadas no Conselho Estadual de Comunicação. 

A base do ensino médio ainda será alvo de consulta pública. 

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais