Cidadeverde.com

CRM vê com cautela mutirões cirúrgicos: "não pode colocar as pessoas em risco"

Imprimir

Foto: CRM

A presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Mirian Parente, vê com preocupação a recorrente realização dos mutirões de cirurgias eletivas no Piauí pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Para a médica, é preciso ter qualidade tanto no serviço prestado aos pacientes como também nas condições de trabalho da equipe médica; não sendo apenas uma questão de número de cirurgias realizadas.

Mirian Parente ressaltou que uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, acompanhada pelo corregedor do CRM, dr. Dagoberto Silveira, ocorreu nesta quinta (27) para tratar sobre os mutirões e outros assuntos, como o atraso no pagamento dos servidores e da falta de repasse para a maternidade de Campo Maior. 

Sobre os mutirões, a médica declarou que é preciso ter cautela porque "não tem como ficar fazendo se o hospital não tem estrutura para atender a expectativa. Exemplo: se o hospital tem 50 leitos para internações, não se pode fazer 150 cirurgias. Onde vão colocar os pacientes caso haja alguma complicação?".

Além disso, a médica ressalta que a preocupação está voltada principalmente para os mutirões realizadas no interior, pois os pacientes podem não ter o acompanhamento adequado uma vez que muitos médicos saem de Teresina fazem o procedimento e retornam à capital. 

"Eu sei que a população deseja sair da lista de espera, mas isso precisa ser feito com prudência e cautela; não pode colocar as pessoas em risco. É preciso prestar um serviço de qualidade e evitar complicações (pós-cirúrgicas)", comentou a médica, acrescentando que o CRM formalizou o pedido de serem informados com antecedência  pela Sesapi a ocorrência de qualquer mutirão no estado. Assim, o Conselho poderá fiscalizar a estrutura do hospital e o quadro clínico para que todas as normas médicas e éticas sejam atendidas. 

A presidente do CRM acrescentou, sobre isso, que um membro do Conselho deverá integrar a comissão da Sesapi que analisa o pedido e a realização dos mutirões, segundo o acordado com o secretário em reunião. Ela disse ainda que foi solicitado um relatório sobre a realização dos mutirões no estado. 

Pagamento 

Mirian Parente destacou ainda que a reunião serviu para organizar um novo cronograma de pagamento dos salários dos prestadores de serviço que estão atrasados desde setembro.

O acordo entre CRM e a Sesapi foi pagar o mês de setembro até a próxima sexta (29). O pagamento referente ao mês de outubro deve ocorrer até o dia 10 de dezembro. Já os salários do mês de novembro devem ser pagos até o dia 27 de dezembro. 

Campo Maior 

A Maternidade  Sigefredo Pacheco, localizada em Campo Maior, também foi pauta da reunião. A presidente do CRM apontou que a falta do repasse de recursos compromete o bom funcionamento do quadro clínico. Apesar de ser filantrópica, ela recebe recursos do Estado e do Município. 

Essa maternidade, inclusive, chegou a sofrer Interdição Ética imposta pelo CRM-PI. Ela foi desinterditada no dia 31 de junho desse ano. No entanto, o CRM relatou que as denúncias sobre o problema na escala de plantão permanece. "Nesse sentido, o secretário nos relatou que será enviado um auxílio de cerca de R$ 540 mil para a maternidade", disse. 

Nesta quinta (28), o CRM irá realizar um fórum para discutir com os seus membros outros problemas, como a regulamentação dos pacientes pela rede municipal e estadual de Saúde, e a falta de pneumologistas na clínica de pneumologia do Hospital Getúlio Vargas.   

Sesapi 

O Cidadeverde.com tentou contato com o secretário estadual de Saúde, mas não obteve retorno. A assessoria da Sesapi informou que ele está em deslocamento durante uma viagem. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais