Cidadeverde.com

Flamengo completa 82 anos e uma década sem ser campeão

Imprimir

Neste sábado(8) o Esporte Clube Flamengo completa 82 anos.  A agremiação rubro-negra foi fundada no dia 8 de dezembro de 1937 pelo Senador Raimundo de Arêa Leão e seus companheiros da época.

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo - Rivengo

Em uma trajetória cheia de altos e baixos, o clube conseguiu chegar à linha de frente do futebol piauiense. Nos 60 teve como momentos marcantes a conquista do bicampeonato de 64 e 65, quando provocou uma revolução no futebol piauiense, até então dominado pelo River Atlético Clube. Foram tantos os títulos riverinos que o tricolor ficou conhecido como o ETERNO CAMPEÃO. 

A partir daí passamos a ter duas torcidas disputando as arquibancadas em pé de igualdade: rubro-negros e riverinos. Era presidente do Flamengo o Dr. Jesus Elias Tajra. Na década seguinte, coube a Rodrigues Filho formar grandes times para levantar o bicampeonato de 70 e 71. 

E outras conquistas vieram como em 76 e 79, além da gloriosa jornada de 77 quando os Rivengos arrastaram multidões para o Estádio Albertão, com os comandos dos presidentes Francílio Almeida e Sebastião Leal Júnior. Em mais uma década, a de 80, tivemos o tricampeonato de 86 - 87 e 88, sob a presidência de Avelino Neiva.

Alguns bons momentos marcaram os anos seguintes, porém sem uma sequência capaz de empolgar a sua grande torcida. Nos anos mais recentes veio o desastre. Venderam o patrimônio da agremiação rubro-negra e  o último título estadual é de 2009. São 10 anos na fila. Perde o Flamengo e perde muíto mais o futebol piauiense. Estão matando a rivalidade River x Flamengo, aquela que fazia a festa do futebol.

Estamos às vésperas do Campeonato Piauiense de 2020 e não identificamos qualquer trabalho que movimente a torcida rubro-negra. Há desconfiança sobre a possibilidade de êxito na formação de uma equipe capaz de batalhar pelo título com os concorrentes mais fortes. Até mesmo a Federação demonstra alguma preocupação em relação à presença do Flamengo no Campeonato.

Mesmo lamentando a situação atual, nossos parabéns ao Esporte Clube Flamengo ao completar 82 anos de fundação.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais