Cidadeverde.com

Teresina lança plataforma online para integrar voluntariado

Imprimir

Foto: Yala Sena

 

Integrando ao movimento de voluntariado, criado em Recife (PE) e de repercussão internacional, a Prefeitura de Teresina lança nesta quarta-feira (11) uma plataforma digital para unir quem precisa e quem quer ajudar. Será o projeto Transforma Teresina e o lançamento acontece no Parque da Cidadania, às 19h.

“O site do Teresina Transforma vai ter opções de cadastro tanto para quem quer ser voluntário, quanto para instituições e iniciativas que trabalham pelas mais diversas causas. Caso você queira doar seu tempo e trabalho, você vai poder escolher até o dia e horário para dar sua contribuição voluntária. É uma inciativa revolucionária”, afirmou o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), órgão responsável pela manutenção do site.

A plataforma digital que será lançada é baseada na iniciativa criada no Recife (PE), em 2015, que levou a capital pernambucana a ter o dobro da média de voluntários do país em apenas três anos. “

“Segundo o PNAD contínua do IBGE, de 2018, a cada 12 mil pessoas em Teresina, 168 são voluntárias, ou seja, 1,4% da sua população. Nosso objetivo é desenvolver e consolidar essa rede através da plataforma digital Teresina Transforma, tornando-a ainda mais solidária. Por já ser considerada uma cidade acolhedora, consideramos que todo teresinense tem a luz do engajamento cívico dentro de si e que ele só precisa de informações objetivas, consolidadas e humanizadas para que essa luz se transforme em ação”, afirmou Débora Ferraz, assessora especializada de políticas integradas da Semcaspi e coordenadora do projeto em Teresina.

A implantação da ferramenta na capital piauiense vem se dando por meio de um processo de mobilização das Organizações não Governamentais (ONGs), instituições, escolas, igrejas e cidadãos que possuam um projeto com engajamento social operantes na cidade. Entre as causas ofertadas pelo transforma, estão as contempladas por categorias como: “Ações Emergenciais”; “Combate à Pobreza”; “Igualdade de Gênero”; “Proteção Animal”; “Refugiados”; e “Saúde”. A plataforma local já se encontra em fase de testes, sob o endereço eletrônico teresinatransforma.pmt.pi.gov.br. O acesso total ao portal somente será disponibilizado no dia 11 de dezembro, data do lançamento do projeto na capital. O perfil do TT no Instagran já está disponível: @teresina.trasnforma.

As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem entrar em contato por meio do e-mail [email protected]. Mais informações sobre as ações da iniciativa Transforma Brasil já realizadas em outras regiões podem ser obtidas por meio do site, transformabrasil.com.br, no qual se esclarece a articulação como uma “rede de solidariedade”, com objetivo de “transformar o Brasil através dos brasileiros”.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais