Cidadeverde.com
Últimas

Explore, Conquiste, Transforme: COC Teresina um jeito diferente de aprender

Imprimir

Apresentado por COC Teresina

Teresina passa a contar, a partir do próximo ano letivo, com uma unidade COC by Pearson  - novo conceito de ensino que chega à capital piauiense com a expertise da maior rede de educação do mundo: a Pearson. De origem britânica, a Pearson existe há 173 anos e já atua no Brasil a uma década, preparando os alunos para uma realidade global, com incentivo às competências individuais e coletivas para um melhor rendimento escolar.

Aqui no Piauí, o COC funcionará no mesmo endereço do antigo Colégio Notre Dame, na zona mais nobre da cidade, mas com uma metodologia diferente. A ênfase da escola é no desenvolvimento sócio interacionista com base nas vivências pessoais aliadas à tecnologia para que os alunos possam obter um aprendizado para as competências do século XXI.

Para alcançar esse resultado, uma das premissas é trabalhar com um número limitado de estudantes, a fim de proporcionar um acompanhamento personalizado, de forma que o aluno possa adquirir o conhecimento naturalmente, do seu jeito e da sua forma, explorando as vivências multissensoriais. O COC Teresina irá trabalhar com turmas do ensino infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Nos primeiros anos, as turmas deverão funcionar com uma média de 10 a 12 crianças, enquanto do fundamental ao médio as turmas deverão funcionar com no máximo 20 alunos, para que os professores e equipe pedagógica possam ter um olhar individual sobre cada aluno. 

“Nós temos toda uma proposta para o desenvolvimento de uma escola de excelência, comprometida com o aprendizado integral do nosso aluno, preparando-o para os desafios da vida. Alcançaremos este objetivo trabalhando, no máximo, com duzentos alunos em toda a escola, promovendo um acompanhamento personalizado, conhecendo de perto cada um, e utilizando intensamente as metodologias ativas que serão aplicadas aqui na escola. Vamos trabalhar muito com a metodologia do PBL (Problem Based Learning – aprendizagem baseada em problema). Isso tudo dentro de uma matriz interdisciplinar, estimulando os alunos a serem protagonistas do próprio saber”, conta o diretor Orlando Diniz.

O diretor faz questão de destacar ainda que a escola ensina a partir de três ferramentas, todas integradas e complementares entre si: a tecnologia, a vivência pessoal e o material didático embasado cientificamente. As três ferramentas de ensino interagem para que o estudante absorva e desenvolva o conhecimento não só como espectador, mas como protagonista do seu curso.

Nessa jornada, o COC Teresina conta com alguns diferenciais no seu método de ensino. A intercomunicação entre as ferramentas já citadas ocorre graças a uma interdisciplinaridade eficaz, que promove a conjugação não só das disciplinas, mas uma integração entre artes-ciências-esportes, a contextualização e o trabalho colaborativo, possibilitando a transformação e ressignificação do saber.

Razão e Emoção

Toda o know how da Pearson desembarca em Teresina com aulas que seguem um currículo rico e inovador, sob as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), capaz de formar um aluno apto a enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho e da vida moderna. No entanto, uma das preocupações do COC Teresina é cuidar não só do conteúdo pedagógico, mas também da formação socioafetiva dos seus alunos. Assim é que, além de perpassar toda a matriz curricular dos alunos, uma vez por semana, eles participam de uma aula em que são abordadas as questões emocionais para estimular o espírito de convivência, cooperação e interação com os colegas, aprendendo a lidar com suas frustrações, limitações e competências pessoais.

A preparação do indivíduo para enfrentar um mundo em constante transformação passa por uma formação abrangente que vai muito além das disciplinas formais. E a escola deve estar preparada para esse desafio, estimulando as habilidades individuais de cada um e incentivando o desenvolvimento do potencial dos alunos, de acordo com as suas singularidades.

Com uma estrutura completa, que abrange salas confortáveis, área de lazer, quadra poliesportiva, campo de futebol, ateliê de artes, sala de música, espaço maker, laboratórios e bibliotecas, o COC Teresina estimula o desenvolvimento do conhecimento cientifico, dos esportes e das artes, como dança, teatro e pintura, usando os espaços de aprendizagem para o desenvolvimento sensorial e cognitivo. O foco é na formação humana integral, fazendo uso de todas as formas de linguagens. Um jeito divertido de aprender, com resultados eficazes que vão abrir múltiplas possibilidades para a realização dos projetos de vida dos jovens ao final dos seus cursos, sem perder de vista a preparação deles para os mais variados processos de admissão em universidades no Brasil e no Exterior e a formação de valores. COC Teresina – Explore, Conquiste, Transforme.

 

Imprimir