Cidadeverde.com

Governador entrega premiação de projetos sustentáveis e lança Piauí em Números

Imprimir

Foto: Paulo Barros

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (18), da reunião da Comissão Estadual para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Ceods), onde também aconteceu a premiação dos projetos contemplados pelo Fundo Territorial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Fundo Territorial ODS, e o lançamento da Edição Especial do “Piauí em Números” que traz dados do Piauí de 2000 a 2017.

O secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto explicou que a Ceods tem um importante papel para o desenvolvimento do estado. “Hoje, constituímos a Comissão Estadual dos ODS, formada por representantes das universidades, do setor privado, setor público, sociedade civil e dos territórios. A ideia é que esse comitê gestor acompanhe a execução das políticas e das ações durante esse período que estamos trabalhando a agenda, que faça parte da política de planejamento de todo o estado, tanto do governo estadual quanto das prefeituras, das entidades e da sociedade civil para que possamos atingir os objetivos importantes nas áreas da geração de emprego e renda de qualidade, meio ambiente, educação, saúde, combate à violência contra a mulher, ou seja, melhorar a vida do povo com a sustentabilidade como fator primordial”, destacou o gestor.

Durante o evento, seis experiências que trouxeram soluções a desafios enfrentados no estado e que possuem impacto positivo na promoção do desenvolvimento sustentável e para o alcance da Agenda 2030, foram premiadas no “Innovation Challenge”.  O valor da premiação foi de R$ 100 mil para cada instituição selecionada, com cheque entregue pelo governador do estado.

“Essa é a oportunidade de selecionar projetos voltados para o desenvolvimentos sustentável, que reafirma não só o compromisso na teoria, mas também na prática com, os objetivos do desenvolvimento sustentável para 2030. Estamos tendo oportunidade de investir na sustentabilidade, então estou muito feliz, nada melhor do que finalizar o ano preocupado com o clima, com o meio ambiente, com o social, com tudo aquilo que faz sentido”, ressaltou o Wellington Dias.

Um dos projetos premiados foi o “No Clima da Caatinga”, cujas ações acontecem nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), em áreas do entorno da Reserva Natural Serra das Almas e na cidade de Fortaleza. O projeto possui três linhas de atuação prioritárias: biodiversidade e sociodiversidade, floresta e clima, e água.

“Trabalhamos com 10 comunidades, mais de 1500 famílias, com fomento à pesquisa, desenvolvimento local sustentável, levando a elas fogão eco eficiente, sistema de placas solares, sistema de reuso de água. Esse prêmio vai para o projeto e nosso objetivo é trabalhar a parte sanitária e a captação de água por meio das cisternas e conseguir dar continuidade ao projeto, levando melhoria na qualidade de vida de mais famílias”, afirmou Gilson Miranda, coordenador de conservação do projeto.

Piauí em Números

A edição especial do “Piauí em Números” foi lançada ainda durante o evento e traz os dados estatísticos mais relevantes do estado de 2000 a 2017. O documento contempla os aspectos sociais, geográficos, ambientais e econômicos.

O trabalho foi elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento, por meio da superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro), com o objetivo de auxiliar no planejamento dos gestores, como também, subsidiar futuras pesquisas sobre o estado. A publicação Piauí em Números será atualizada a cada quatro anos.

“É uma publicação da Cepro que estamos resgatando e tem uma espécie de radiografia básica dos dados do Piauí, como o PIB, IDH, renda, dados fiscais, habitação, matrículas de alunos, direcionado para quem quer conhecer mais a fundo o estado em termos de dados e importante também para fomentar políticas públicas, além de possibilitar análises rápidas de pesquisa de evolução”, disse Antônio Neto.

O chefe do executivo estadual reiterou a importância da retomada publicação. “O Piauí em Números mostra a evolução em muitas áreas e também demonstra essa parte técnica, que é um trabalho especial do estado, que era da antiga Cepro e hoje é liderada pelo secretário Antônio Neto, um trabalho que faz com que tenhamos os dados atualizados ano a ano”, comentou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: governador