Cidadeverde.com

''Apesar das dificuldades, 2019 foi um ano favorável para a cultura no estado'' afirma Noé Filho

Imprimir

O produtor cultural Noé Filho, do site Geleia Total, fez um balanço do atual cenário cultural país, e principalmente no Piauí. ''O Piauí vive nos últimos três anos, a sua melhor fase na história, em relação a cultura. Temos observado muitas produções artísticas, e o mais interessante: produções de várias áreas, de muita qualidade. Felizmente nós estamos passando  por uma fase muito boa, produzindo muitas coisas, apesar de todas dificuldades.'' afirmou em entrevista ao Jornal do Piauí.

 
Segundo ele, a produção cultural não assume protagonismo nas políticas públicas por diversos fatores, um deles é pela questão ideológica, e também, em partes pela dificuldade do orçamento restrito. Apesar das dificuldades,  Noé Filho afirma que  no cenário local o momento é favorável.
 
'' O acesso à tecnologia está mais fácil, e atualmente nós estamos colhendo frutos de artistas pioneiros que lutaram e agora abriram portas. Além do custo de produção, que por conta da tecnologia, ficou mais barato '' explicou.
 
Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
 
O produtor lembra que, antigamente, para lançar um CD era necessário uma gravadora, ou se deslocar para as grandes metrópoles, agora, é algo simples, basta ter um estúdio e bons equipamentos. Ainda há um custo razoável, mas nada comparado a antigamente.  As plataformas digitais revolucionaram o mercado de produções artísticas.
 
A internet deu vez para novos caminhos, e para um relacionamento mais próximo com o público,  e assim os artistas conseguem ter mais autonomia e gerenciar melhor suas produções e a carreira.
 
''A formação de público passa por uma questão muito básica, é necessário pensar ns escolas, em atingir crianças, e é uma questão de longo prazo. As escolas, tanto privadas quanto as públicas, precisam trabalhar a arte, e quem sabe, pensar em formar artistas desde cedo'' explicou.
 
Yasmim Cunha (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais