Cidadeverde.com

Ação de prevenção ao Aedes é realizada no Parque Piauí e Beira Rio neste sábado (11)

Imprimir

Foto: Pixabay/Grátis

O cuidado para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, deve ser tomado por todos. Em uma ação de colaboração com a população, a Prefeitura de Teresina promove a Faxina nos Bairros, atividade semanal que neste sábado (11), a partir das 8h da manhã, visita os bairros Parque Piauí e Beira Rio, zonas Sul e Sudeste da capital.

A Faxina nos Bairros é uma atividade de limpeza e educação organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. “A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Durante a semana, os moradores são avisados pelos agentes de saúde e endemias para que façam uma limpeza em suas casas e depositem nas calçadas todos os materiais inservíveis para serem coletados, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

As equipes se encontram em um local e de lá saem percorrendo um quadrante determinado para a limpeza. Na zona Sul, será o quadrante formado pelas ruas 19 de Outubro, Henry Wall de Carvalho e as avenidas Walfrido Salmito e Prefeito Wall Ferraz, com ponto de encontro na Praça Clube dos 100. Já na zona Sudeste, o quadrante percorrido será aquele formado pela BR 343, pelo prolongamento da Avenida Francisco de Almeida Neto, Rua 07 e Rua Ver. Emílio Ommati, com ponto de encontro na Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia.

A Faxina nos Bairros foi implementada com o objetivo de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e, desde então, contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais