Cidadeverde.com
Economia

Operação do Imepi vai fiscalizar 50 lojas de material escolar

Imprimir

Até o dia 31 de janeiro, o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) vai fiscalizar a venda de material escolar em 50 lojas de Teresina. O foco da operação são produtos que o consumidor compra pelo conjunto de unidades, como resmas de papel, lápis de cor e outros materiais escolares. 

 "Já fiscalizamos no ano todo esses produtos mas nesse período com o aquecimento das vendas nós fazemos uma operação especial onde é coletado os produtos na área dos produtos pré-medidos, aqueles que são medidos na ausência do consumidor”. Explica o diretor no Imepi, Maicon Danilo.

Com a operação, a metrologia que saber se a mercadoria está de acordo com o que é anunciado na embalagem. A operação iniciou no dia 13 e vai até o dia 31 de janeiro.

Em caso de irregularidades, os fornecedores têm um prazo de 10 dias para resolver a situação. Se a irregularidade permanecer, a multa varia de R$ 100 mil a R$ 1 milhão.

O Imepi também avalia outras recomendações da norma. “Além da obrigatoriedade de selo do Inmetro, deve ter a classificação de idade e indicação de produto tóxico”, afirmou o diretor.. 

Vários materiais já foram coletados para análise e devem ser apurados a partir do dia 22 de janeiro. Ano passado, o Imepi identificou resmas de papéis com folhas a menos e caixas de borracha e clipes com menos unidades dos que as anunciadas.

O consumidor pode tirar dúvidas pelo 0800 281 1411.

Valmir Macêdo
[email protected]

Imprimir