Cidadeverde.com

Vídeo mostra momento do desabamento da Igreja Renascer

Imprimir

Um vídeo gravado dentro da Igreja Renascer no bairro do Cambuci, região central de SP, mostra o exato instante em que o teto desabou, no último domingo. O acidente matou nove pessoas e feriu mais de cem.

A Folha Online obteve uma versão exclusiva do vídeo, com 3min41s. Ele mostra os instantes antes do acidente, quando os fiéis deixavam aos poucos a igreja, no intervalo para o próximo culto. Em seguida mostra o desabamento. Na sequência, é possível ver o bispo Laércio (conhecido como Lalá), coberto de pó dos destroços, levantar-se em meio a pedras e ferragens e entrar em desespero diante do altar. Ele chamava pelos filhos, retirando pedaços de destroços com as mãos.


As crianças, no entanto, estavam em local seguro, pois haviam deixado o palco instantes antes do acidente e estavam no camarim (que fica sob o palco-altar).

A rapidez da queda impressiona. Antes do desabamento, as imagens mostram uma moça de preto olhando para o alto. Ela percebeu algo errado no teto, possivelmente um ruído. Um grupo tentou fugir. Depois da queda do teto, o vídeo só registra um clarão. A poeira levantada pelo desabamento tomou conta do ambiente.

A gravação de segurança está sendo analisada pela perícia. “As imagens mostram uma ruptura muito rápida. Há uma viga metálica que se desloca em direção à câmera e isso dá a entender que ela é uma estrutura apoiada. A estrutura do telhado é apoiada nos lados e esse tipo de estrutura sem pilares intermediários não tem capacidade de resistência. É como um castelo de cartas, se tirar uma carta, ele cai e vai de uma forma muito rápida. E infelizmente não houve tempo de reação. As pessoas não puderam sair e houve esse número elevado de vítimas”, explicou Roberto Kochen, da USP.

Os trabalhos de demolição do prédio da sede da Renascer, no Cambuci (centro de São Paulo) foram retomados hoje. Não há data prevista para terminar.

 
Fonte: Folha e G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: