Cidadeverde.com

Guardas visitarão vítimas de violência para monitorar cumprimento de medidas

Imprimir

Foto: Prefeitura de Teresina

A partir de fevereiro mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Teresina ganharão o suporte da Guarda Municipal no enfrentamento e prevenção às agressões. O projeto Patrulha Maria da Penha irá realizar visitas diárias às vítimas que possuem medidas protetivas e são oriundas do Centro de Referência da Mulher Esperança Garcia.

Nesta semana 20 guardas municipais iniciaram capacitação no projeto, que é desenvolvido em parceria pela   Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). O secretário de Assistência Social, Samuel Silveira, explica que os guardas irão realizar monitoramento diário do cumprimento das medidas protetivas de urgência.  

"Estamos qualificando vinte guardas municipais para o lançamento da patrulha Maria da Penha que deve se dar no mês de fevereiro.  A nossa ideia é partilhar  com o Centro de Referência Esperança Garcia a atenção às mulheres vítimas de violência . Então aquelas mulheres que tenham  medidas protetivas oriundas do Centro de Referência da Mulher Esperança Garcia receberão a visita e o acompanhamento da guarda municipal diariamente", explica Samuel Silveira.

Foto: Roberta Aline

A ação tem como objetivo a realização de visitas periódicas às residências de aproximadamente 70 mulheres em situação de violência que são atendidas no Centro de Referência Esperança Garcia e possuem medidas protetivas. 

Para a gerente de Enfrentamento à Violência da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Lidiane Oliveira, a "parceria" entre o Centro de Referência Esperança Garcia e a Patrulha Maria da Penha é essencial e vai fortalecer o combate à violência doméstica.

"O Centro de Referência presta serviço à mulher que está em situação de violência  na cidade de Teresina e, uma  vez sendo estabelecido e a Patrulha Maria da Penha, esse diálogo entre Centro de Referência e Patrulha Maria da Penha vai ser essencial. O Centro atualmente atende 48 mulheres. Destas 428 temos um quantitativo que estão com medidas protetivas, aproximadamente 70 mulheres. A patrulha estará fazendo essa visita periódica às mulheres na cidade", explica Lidiane.
O Centro de Referência Esperança Garcia oferta para as mulheres em situação de violência atendimento psicológico , social e jurídico, buscando fortalecer essa mulher para que ela saia desse contexto de violência doméstica.

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais