Cidadeverde.com

Alta umidade gera neblinas em cidades do Piauí

Imprimir

Foto: Inhaúma TV

A alta umidade gerou neblina no Centro-Norte piauiense. Na cidade de Inhuma, a 240 Km ao Sul de Teresina, uma névoa ocupou as ruas da cidade chamando a atenção dos moradores.

O meteorologista Werton Costa explica que a neblina se forma quando há um excedente de umidade. "A neblina nada mais é do que uma nuvem muito fina na superfície, a condensação de vapor d'água que estava ali no período diurno e no período noturno ele vai formar essa névoa". 

A umidade deve seguir com a previsão de chuvas com mais intensidade na região e no Norte do Piauí, como apontam dados do  Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet). Em seu balanço para os próximos três meses, o órgão aponta uma concentração das chuvas no Norte e Centro Norte do Piauí, como já vem sendo registrado nas últimas semanas.

A estação da chuva, que antes começa no extremo Sul e avançava para o Norte do estado apenas em fevereiro, já começa incidindo no Norte piauiense.

“Norte e Centro-Norte em uma faixa que vai do litoral até a Grande Teresina pegando parte do Médio-Parnaíba, parte da região de Picos, na confederação Valenciana, alí é a área de concentração da chuva, o que é climatologicamente comprovado”, disse o meteorologista Werton Santos. 

Zona Intertropical

Segundo o meteorologista, a partir de fevereiro, a Zona de Convergência Intertropical passará a incidir com maior frequência no território piauiense. Ela já se aproxima do nosso território. Está ali dançando entre o Maranhão e o Pará, já se projetou, segundo a Marinha do Brasil entre o Piauí e Ceará e deve se intensificar nos próximos dias, trazendo mais umidade e mais nuvens de chuva”, informou. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais