Cidadeverde.com

Teresina terá a primeira lombada ecológica

Imprimir

Foto: divulgação

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) instala nesta quinta-feira, 23, a partir das 9h, a primeira lombada ecológica fabricada com peças de borracha reciclada de pneus.

O local é na Avenida Noé Mendes, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, zona Sudeste. A novidade será testada para possibilidade de colocação em outros pontos.

O ponto foi escolhido por ter registrado alguns acidentes e a população já tinha solicitado a colocação de redutor de velocidade. No local já foi feita a sinalização vertical com limite de velocidade de 30 KM/H e de ondulação transversal. A lombada de borracha está em conformidade com a resolução do CONTRAN 600, que é responsável por estabelecer os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física ou quebra-molas).

O diretor de trânsito e sistema viário da Strans, engenheiro Augusto Basílio, informa que o novo tipo de equipamento de redução de velocidade tem sido usado em outras cidades com bons resultados.

“Temos informações que em outras cidades a lombada ecológica resiste bem às variações climáticas, tem apresentado boa resistência, a visibilidade é também muito boa, além de ser facilmente instalada com a liberação imediata da via e deslocada com facilidade.  Essas são razões para testar e analisar a possibilidade de usar em outros pontos da cidade”, esclarece.

Lombada ecológica

Pode ser usada em vias de largura variada e em baixa velocidade proporcionando ao veículo maciez e segurança, além da facilidade de ser removida.

A estrutura é composta por peças com tamanho de 50 cm e 0,8 cm de altura, suporta peso de até 15 toneladas e é facilmente colocada no asfalto com pontos de fixação. Em poucos minutos é feita a instalação e a via é liberada para o tráfego.

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais