Cidadeverde.com

Oeiras comemora adesão do Piauí à independência do Brasil

Imprimir

Desfile de tropas da Polícia Militar e hasteamento das bandeiras marcaram, nesse sábado (24), na cidade de Oeiras, o início das comemorações pela passagem dos 185 Anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil. O governador Wellington Dias, o prefeito B.Sá e outras autoridades participaram da cerimônia.

A Adesão do Piauí à Independência do Brasil e sua lealdade ao imperador Pedro I foi proclamada no dia 24 de Janeiro de 1823, pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins - mais tarde Visconde da Parnaíba - com o apoio de seu irmão, Joaquim de Sousa Martins, comandante das Armas.
 

Festividades em Oeiras

A programação prosseguiu à tarde, com um culto evangélico no ginásio Santaninha e uma missa na catedral de Nossa Senhora da Vitória. À noite, na AABB, foi realizada a solenidade para entrega da Medalha do Mérito Renascença do Piauí. Além da solenidade cívico-militar, o governador Wellington Dias manteve uma intensa agenda em Oeiras e municípios da região.

Em Oeiras, ele participou do encerramento e entrega de diplomas de cursos de capacitação do Consórcio Social da Juventude - Aliança com o campo, resultado de parceria da Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR) e a ONG Adesão Brasil. Receberam certificados 150 jovens dos municípios de Oeiras, São João do Piauí e Cristino Castro, habilitados em Gestão Associativista, apicultura e avicultura. Depois Wellington Dias, em Tanque do Piauí, visitou as obras da rodovia que liga Regeneração a Oeiras. Em seguida, foi a Cajazeiras do Piauí, onde inaugurou calçamento e um hospital.

Acompanham o governador Wellington Dias em Oeiras o vice-governador Wilson Martins, os secretários de Fazenda, Antônio Neto; Rubem Martins, da Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR); Assis Carvalho, da Saúde; e Hélio Isaias, do Trabalho e Empreendedorismo, além de Sônia Terra, da Fundac, Francisco Guedes, do Emater, e o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Francisco Prado. Os deputados estaduais Themistocles Filho e Lílian Martins também integraram a comitiva.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: