Cidadeverde.com
Geral

Mais de 10 mil pessoas serão atendidas na nova UBS do Buenos Aires

Imprimir

Fotos: Renato Bezerra/PMT

A Prefeitura de Teresina inaugurou, nesta quarta (22), a Unidade Básica de Saúde Adriana Maria Farias de Carvalho Valadares, localizada no bairro Buenos Aires, zona norte. O novo prédio irá atender a população dos bairros Buenos Aires, Bom Jesus e uma parte do Água Mineral.

Com três Equipes de Saúde da Família para atender uma média de 10.500 pessoas, a UBS irá ofertar serviços de consultas médicas, de enfermagem e odontológica, vacina, coleta, procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

“Estamos entregando mais uma Unidade Básica de Saúde e a alegria é imensa por darmos mais esse passo em busca da infraestrutura qualificada da saúde. Temos a oportunidade de dar um melhor atendimento para a população e também melhor estrutura para que os profissionais trabalhem bem”, falou o prefeito Firmino Filho.

Uma área de 773,52 m² foi construída com o investimento de R$ 895.941,36. A unidade do Buenos Aires contará com cinco consultórios, três deles com sanitário, sala de vacina, sala de dispensação de medicamentos, recepção, sala de inalação, sala de coleta, sala de curativos, sala de atividades coletivas, dois consultórios odontológicos, sala de observação, um escovódromo, sala de reuniões, sala de administração, almoxarifado, sala para Agentes Comunitários de Saúde, uma copa/cozinha, sala de esterilização, expurgo e cinco banheiros.

“Eu estou muito feliz com essa nova estrutura da UBS. Sou atendida pelas equipes daqui e gostei muito do novo prédio, que fica bem próximo da minha residência e estou agradecida”, diz Maria de Jesus, de 54 anos, moradora do bairro Buenos Aires e paciente das Equipes de Saúde da Família da nova UBS.

“É necessário, quando se faz gestão pública, ter um olhar de como as coisas funcionam e posso afirmar que nós, enquanto Prefeitura de Teresina, efetivamente prestamos serviço para a comunidade piauiense. Nós efetivamente atendemos quem nos procura. Esse é o compromisso do Prefeito e sua equipe. Até o final de fevereiro entregaremos mais seis obras na área da saúde. Isso é fruto de um trabalho coletivo. E o que faz a diferença é que temos um gestor que possibilita realizar o que é necessário para a população de Teresina. Estamos prontos para qualquer desafio”, enfatiza Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Homenagem

O nome da unidade é uma homenagem a Adriana Maria Farias de Carvalho Valadares, professora graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pós-graduada em Saúde Pública pela mesma instituição.

Adriana Valadares começou suas atividades profissionais ainda na adolescência, na antiga Cepisa – Centrais Elétricas do Piauí S.A., como aprendiz. Posteriormente, no ano de 1988, ingressou na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí. Nessa instituição, passou pelos mais diversos cargos e funções em diferentes setores, sempre desempenhando suas atividades com esmero.

Em 2004 assumiu a Gerência de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), onde passou também por diversos cargos e funções. Merece destaque o cargo de Diretora da Regional Centro-Norte de Saúde, exercido até recentemente, com extrema dedicação.

 

Da redação
[email protected] 

Imprimir