Cidadeverde.com

HUT realizou mais de 120 mil exames de imagem em 2019

Imprimir

Foto: Ascom HUT

Referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou, em 2019, 124.597 exames de imagem. Dentre esses exames estão 82.885 raio-x, 29.157 tomografias e 12.555 ultrassonografias. Se comparado com 2019, houve um aumento de 4% no número de procedimentos.

Para atender a população de forma rápida e segura, o HUT possui dois tomógrafos multislice de alta resolução, com imagens em 3D e bomba injetora. De acordo com o diretor técnico do HUT, Péricles Cerqueira, por ser um hospital especializado na área do trauma, esses equipamentos são imprescindíveis para uma perfeita visualização da área afetada.

“Com esse exame é possível visualizar veias e artérias, fluxo sanguíneo cerebral ou de órgãos do sistema do corpo. Como a maioria dos nossos pacientes é vítima de acidente de trânsito, precisamos de um diagnóstico rápido e preciso”, destacou o diretor.

O diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, explicou que além das salas de tomografias o HUT disponibiliza para a população duas salas de ultrassonografia, três salas de Raio-X e ainda três Raio-X móveis para pacientes que não podem ser deslocados de seus leitos.

“Como nosso perfil de atendimento é mais voltado para pacientes vítimas de trauma, como acidentes de trânsito, agressão física e queda, oferecemos todos os exames necessários para um diagnóstico seguro e completo. Temos ainda especialistas que cobrem todas as áreas necessárias para compor a equipe do trauma, que é formada por neurocirurgiões, buco-maxilo-facial, cirurgião geral, clínico geral, cirurgião vascular e ortopedista. Temos 30 especialidades médicas de plantão 24 horas por dia”, disse Rodrigo.

O HUT ainda é o único Hospital da rede pública do Piauí que dispõe de dois tomógrafos com imagens em 3D e uma bomba injetora para seus usuários: o multíslice Brilliance Philips de 16 canais e o MX 6000. Por mês, o HUT realiza em torno de 4.700 atendimentos e 1.200 cirurgias.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais