Cidadeverde.com

Espetáculo ''Fogo'' retrata episódios ocorridos em Teresina na década de 1940

 
O espetáculo Fogo sob direção  do diretor Adriano Abreu está em cartaz. A obra é baseada nos episódios que ocorreram  na década de 1940 na capital piauiense. Cerca de 10 mil casas de palha foram queimadas por bandidos na época, na região que atualmente está localizada  o Centro de Teresina.
 
Em entrevista ao Jornal do Piauí, o diretor contou mais sobre a obra: ''o  espetáculo é retratado no bairro Santa Luzia dos Cajueiros, que na época era um dos bairros mais pobres da cidade onde a maioria das casas eram de palha. A personagem principal se chama Lucinha, e advém do conto  do jornalista Vitor Gonçalves Neto'', explica.

Foto: Roberta Aline
 
Adriano também explicou qual foi o ponto de partida para a realização do enredo. ''É do conto de Vitor que nasce o espetáculo, e todas as ações que acontecem no espetáculo elas derivam da ideia inicial desse escritor. É importante dizer que muitas pessoas também escreveram teses de mestrado e doutorado sobre o assunto'', contou.
 
A obra  é de ficção e tem como objetivo retratar o ocorrido na época de 1940. Segundo o diretor, a temática até hoje incomoda muitas pessoas. ''É um tema delicado, pois os episódios ocorridos naquela época não foram divulgados, muitas pessoas morreram, outras foram hospitalizadas, e muitas pessoas perderam tudo e tiveram que se mudar da região'', explica.
 
O espetáculo é todo feito  artesanalmente com palco em formato de 180 graus retratando também o fogo como elemento místico. O evento vai ocorrer hoje, no Clube dos Diários, ás 20h e os ingressos são limitados. 

Yasmim Cunha (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais