Cidadeverde.com
Economia

Por que jovens norte-americanos estão largando o cartão de crédito?

Imprimir

Fotos: Pixabay/fotos gratis

Os millennials, jovens entre 18 e 24 anos, estão criando uma nova forma de viver sem utilizar o cartão de crédito. Ainda que muitas possibilidades tenham sido criadas nos últimos anos, como o cartão de crédito sem anuidade, os recém-saídos da adolescência estão buscando outras alternativas.

A moda nos Estados Unidos é a queda na utilização do crédito para compras. Segundo do site Bankrate.com, apenas um de cada três millennials usa cartões de crédito. Além disso, uma pesquisa do Federal Reserve concluiu que os jovens de 18 a 24 anos davam mais preferência a pagar com dinheiro do que outros grupos etários.

A pesquisa mostra que esses jovens não saíram totalmente do nicho de cartões: estão preferindo utilizar o de débito, além do dinheiro físico. Isso, claro, não é uma boa notícia para bancos como o JPMorgan Chase & Co. ou para as redes de pagamentos como Visa e MasterCard, porque as taxas que eles recebem pelas transações com cartões de débito são inferiores às dos cartões de crédito. 

"Eles viveram a grande recessão justo quando começavam a faculdade ou a carreira e pensavam em comprar uma casa", disse Erin Currier, diretora de segurança e mobilidade financeira da Pew Charitable Trusts. "Eles são muito sensíveis a essa experiência de vida."

Outro fator que influencia nessa decisão são as dívidas contraídas para pagar os estudos em universidades. Cerca de 41% dos millennials tinham esse tipo de dívida, segundo um relatório de 2015. Entre 1990 e 2015, a dívida estudantil para um bacharelado de uma universidade típica aumentou cerca de 164%, segundo dados do Departamento de Educação dos EUA.

Os cartões de crédito são um mal ao qual alguns millennials recorrerão, deixando de lado seus cartões pré-pagos e de débito, à medida que forem ficando mais velhos, segundo um estudo da processadora de pagamentos TSYS Merchant Solutions, que mostra que os cartões de crédito se tornam o método preferido de pagamento dos que têm mais de 25 anos.

"À medida que os millennials vão ficando mais velhos e com mais poder aquisitivo, possuir cartões de crédito, assim como a necessidade e a vontade de ter cartões de crédito aumenta", disse Solana Cozzo, vice-presidente de cartões pré-pagos e inclusão financeira da MasterCard.

 

[email protected]

Imprimir