Cidadeverde.com

Taxa de desemprego em Teresina tem a maior alta dentre as todas as capitais do país

Imprimir

Foto: Valmir Macedo / Cidadeverde.com

A taxa de desemprego em Teresina tem a maior alta dentre as capitais do Brasil, constata a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, no quarto trimestre de 2019, Teresina destacou-se como a capital com maior crescimento na taxa de desemprego, tendo aumentado em 1,40 pontos percentuais (p.p.). Além de Teresina, mais cinco capitais apresentaram elevação no desemprego: Vitória, Goiânia, Boa vista, Rio Branco e Salvador. 

Ao analisar o período de 2016 a 2020, o IBGE destaca que a menor taxa foi a registrada no 3º Trimestre de 2016, com 6,8%, quando 30 mil pessoas estavam sem ocupação. 

"Comparando-se o 4º trimestre de 2019 com o 3º trimestre de 2016, visualizamos um incremento de 133% no quantitativo de pessoas desocupadas em Teresina, tendo passado para cerca de 70 mil pessoas no 4º trimestre de 2019". 

Série Histórica

A pesquisa também aponta que a taxa de desemprego em Teresina aumentou de 13,8% (registrado no 3º trimestre de 2019) para 15,20% no 4º trimestre, sendo recorde na série histórica desde 2012. Esses dados colocou Teresina como a capital com a quarta maior taxa de desemprego no Brasil. Em Teresina, havia cerca de 70 mil pessoas desempregadas no 4º trimestre de 2019.

Ocupação Piauí 

Nesta pesquisa, o IBGE ressalta as atividades econômicas que apresentaram maior variação na ocupação no Piauí, com base no 3º trimestre de 2019: 

  • Agropecuária = queda de 12,5% na ocupação => 32 mil pessoas perderam sua ocupação
  • Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais= queda de 2,8% na ocupação => 8 mil pessoas perderam sua ocupação
  • Indústria geral = queda de 3,5% na ocupação => 3 mil pessoas perderam sua ocupação
  • Comércio, recuperação de veículos automotores e motocicletas = queda de 1,9% na ocupação => 5 mil pessoas perderam sua ocupação

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais