Cidadeverde.com

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas no Corso de Teresina

Imprimir

Fotos: Arquivo/Cidadeverde.com

Neste sábado, 15, acontece a maior festa popular do Piauí. Com expectativa de mais de 300 mil pessoas na Avenida Raul Lopes, o Corso do Zé Pereira de Teresina este ano contará com seis palcos contemplando vários estilos distribuídos na avenida e milhares de pessoas fantasiadas reforçando a irreverência do teresinense. As inscrições para os caminhões foram prorrogadas e podem ser feitas até o meio dia de sábado na sede da Fundação Monsenhor Chaves (FMC).

Promovido pela Prefeitura de Teresina, o Corso do Zé Pereira entrou para o Guinnes Book em 2012, registrando a marca de 343 veículos decorados no desfile, recorde que consta na publicação até hoje. Além dos carros enfeitados, a festa conta com milhares de pessoas fantasiadas, bandas espalhadas pelo percurso, além de muita alegria e irreverência resgatando a tradição dos antigos carnavais.

“O formato do corso atende às expectativas das pessoas. O teresinense abraçou o nosso corso de uma forma surpreendente e nos últimos anos a quantidade de pessoas aumentou tanto que a de caminhões diminuiu, mas nem por isso perdemos a característica desse evento, que é uma manifestação tradicional de Teresina no pré-carnaval. As pessoas desceram dos caminhões e foram para o chão”, destaca Paulo Dantas, gerente de Promoção Cultural da FMC.

E para manter o sucesso do evento, foi feito um planejamento de diversas ações de segurança e de trânsito envolvendo diversos órgãos da PMT e do Governo do Estado. No total, serão mais de 1.500 pessoas, entre policiais militares, guardas municipais, seguranças, corpo de bombeiros e agentes da saúde na avenida garantindo que a festa seja só alegria.

Em toda a avenida, serão 12 elevados da Polícia Militar para apoio. Assim como nos anos anteriores, os dez acessos à avenida terão pontos de bloqueio com policiamento e vistoria, quanto à drogas, arma e para evitar a entrada de recipientes em vidro. O esquema de segurança conta também com a guarda municipal, com a participação de 14 viaturas e quatro motocicletas equipadas para o melhor monitoramento com ideia de fazer patrulhamento na entrada e saída dos foliões.

No que diz respeito a policiamento, serão cerca de 600 policiais divididos em três turnos, todos caracterizados e padronizados com capacete branco e coletes refletores. No que diz a respeito à saúde, o Centro Integrado de Segurança irá contar com um médico, um enfermeiro e  cinco atendentes de enfermagem, além de uma ambulância de atendimento básico.

O Corso 2020 conta com 400 barraqueiros cadastrados e com 40 fiscais da SDU com o objetivo de vetar comidas e bebidas em recipientes de vidros, além de 150 homens que irão ajudar na limpeza durante e após o evento, que tem previsão de término às 23h. Para facilitar o monitoramento, haverá containers em frente os seis palcos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais