Cidadeverde.com

FMS emite nota informativa sobre a doença Melioidose

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nota informativa sobre a doença Melioidose, após casos e até mesmo uma morte confirmada em decorrência dessa enfermidade na capital piauiense em 2019.

A nota recomenda que as comissões de controle de infecção hospitalar, os núcleos de vigilância e demais áreas da saúde fiquem atentos a qualquer sintoma da doença. Qualquer suspeita deve ser imediatamente notificada. 

Diante da confirmação laboratorial de cinco casos humanos de MELIOIDOSE (CID-10 A24.4) ocorridos no estado do Piauí, em 2019 (incluindo-se um óbito), a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS recomenda às Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, aos Núcleos Hospitalares de Vigilância, laboratórios públicos e privados de microbiologia, infectologistas, pneumologistas, microbiologistas, bioquímicos e médicos em geral que fiquem atentos e notifiquem imediatamente qualquer caso com resultado de cultura de material biológico[1] positivo para a bactéria Burkholderia pseudomallei (ou Burkholderia sp.).

A notificação deverá ser realizada através da ficha de notificação individual do SINAN (disponível em:  http://portalsinan.saude.gov.br/images/documentos/Agravos/NINDIV/Notificacao_Individual_v5.pdf) e encaminhada à FMS, com aposição do código CID10: A24.4. 

O isolado bacteriano positivo deverá ser encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN – PI) para exame confirmatório (Nested – PCR), mediante cadastro no sistema GAL (pesquisa: Burkholderia pseudomallei; amostra: swab), em swab com meio de Stuart, em temperatura ambiente, junto a uma cópia da ficha de notificação.


Teresina – PI, 12 de fevereiro de 2020.


[1] Hemocultura, urinocultura, cultura de ferimento, secreção traqueal, líquor, lavado brônquico, líquido ascítico, abscesso, tecidos, etc.

 

 

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais