Cidadeverde.com

Especialistas alertam do perigo de consumo de bebidas em latinhas

Imprimir

Com a chegada do Carnaval, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes em latinhas traz um vilão invisível: são micro-organismos que podem causar prejuízos à saúde e apresentar no ser humano sintomas como diarreia, vômitos, febre, dores abdominais, conjuntivite, otite ou até mesmo infecção urinária.

O alerta vem da Dra. em ciências de alimentos Rosana Siqueira, do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden. A microbiologista encontrou milhares de micro-organismos em uma análise laboratorial feita com 11 latinhas de bebidas como cerveja, refrigerante e suco compradas em diversos comércios na cidade de Campinas (SP). Em apenas um dos produtos foram localizados 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos e, em outro, 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos.

As bebidas estavam em geladeiras e prateleiras de supermercados, padarias, postos de combustíveis e bares. Do total, 29 latinhas apresentaram micro-organismos na tampa, onde ocorre o contato com a boca, segundo Rosana Siqueira. O material retirado das tampas com cotonetes foi colocado em estufa durante alguns dias. Dentre os micro-organismos encontrados, a pesquisadora dá destaque para os coliformes fecais, o que indica a presença de fezes nas latas.

O Prof. Augusto César, Mestre em Epidemiologia da Unifacid Wyden, destaca que as latinhas vão agregando esses microorganismos em praticamente todos os processos de manuseio do produto, desde a fabricação ao transporte e armazenamento.  Segundo ele, deve-se fazer uma lavagem nas latas antes do consumo.
 
"Essas latas, nos depósitos, podem ter contato com baratas, insetos, e até urina e fezes de animais como o rato, o que pode causar doenças mais graves como a "Lepstopirose", afirma.
Já existem casos e relatos dessa doença por essa forma de contaminação. O copo também deve ser lavado e deve-se evitar compartilhar latinhas com os amigos.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais