Cidadeverde.com

Duas UBS iniciam atendimento no horário da noite em Teresina

Imprimir

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Vila Irmã Dulce e Portal da Alegria, na zona sul de Teresina, passarão a funcionar também no período noturno, no horário das 7h às 21h. O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, que afirmou que o objetivo é ampliar a oferta de serviços de saúde à população.

Estas duas Unidades Saúde realizarão, de segunda a sexta-feira, até as 21h, atendimento básico nas áreas clínicas, ofertando consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Haverá ainda serviço de curativo, inalação, injeção, vacinas, fornecimento de medicação e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas em outros locais da rede.

O presidente da FMS explica que há a previsão de que mais UBS passem a funcionar no turno da noite. “Com a implantação estratégica do terceiro turno, fortaleceremos a Atenção Básica, que é a porta de entrada preferencial do SUS. Como esta área é o pilar assistencial, as melhorias alcançarão a rede de saúde inteira, inclusive contribuindo para diminuir o número de internações”, afirma Charles.

Ele explica ainda que a medida é incentivada pelo Ministério da Saúde, através do programa Saúde na Hora. “Fizemos um planejamento local, considerando as necessidades epidemiológicas da região. Inicialmente, essas duas UBS foram escolhidas porque são mais distantes dos hospitais e UPAS. É importante frisar que receberemos contribuição do Ministério da Saúde para financiar o atendimento até as 19h, mas funcionaremos até as 21h”.

“Com essa iniciativa de extensão de horário, queremos alcançar a clientela que precisa de cuidados de saúde, a exemplo dos trabalhadores que não conseguem ir em UBS nos horários da manhã e tarde. Assim, fomentaremos a saúde através da Atenção Básica. Segundo o Ministério da Saúde, esses locais conseguem resolver 80% dos problemas de saúde da população.”, ressalta o diretor interino da Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais