Cidadeverde.com

Batalha do Jenipapo vira série de TV e gravações iniciam neste ano

Imprimir

A Batalha do Jenipapo, uma das batalhas mais importantes registradas na região Nordeste pela Independência do Brasil, aconteceu no Piauí e agora será tema de uma série, que terá 10 episódios e começa a ser gravada neste ano no estado. 

O diretor da produção, Alexandre Melo, em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quarta-feira (04), comentou sobre a expectativa e do processo de criação. Ele relembrou do filme produzido pela TV Cidade Verde, que retratou a Batalha do Jenipapo, que serviu de inspiração, e disse que a partir de então a série começou a "criar corpo". 

"O audiovisual é mister em pegar uma produção já bem sucedida e fazer uma evolução dela, e mais uma evolução dela. A mesma histórica é recontada por múltiplas visões. Dessa vez, nós vamos contar em 260 minutos. São mais de 10 horas em 10 episódios. Então, tem como explorar não somente a batalha em si, mas o que levou Dom João VI a mandar armas e munições anos antes dele deixar o Brasil para essa parte do Brasil?", diz o diretor. 

Melo ressaltou que os fatos a serem relatados na série começam em 1821, passam pelo anos de 1822 até 1824. "Nós nos preocupamos com os enviados tanto portugueses como brasileiros para que essa história acontecesse e, claro, fortemente a participação do Piauí no processo".    

O diretor também comentou sobre os desafios e disse que o "Brasil não é um país muito rico em memórias". Ele cita como exemplos as ruas, que hoje não são mais como antes, na época da batalha. "O casarão do Simplício Dias, por exemplo,  que é um dos nossos patronos da independência, ainda está em corpo em Parnaíba, mas hoje - se você for filmar - tem poste (de iluminação pública), a rua é asfaltada, de grande comércio e movimentação. "Mas, em Oeiras nós temos uma parte preservada, e serve como cenário".

Confira a entrevista completa no vídeo acima.

 


Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais