Cidadeverde.com

Undime-PI premiará municípios que se destacaram na alfabetização

Imprimir


A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) premiará, nesta quinta-feira (5), com o Selo Undime-PI de Alfabetização, os municípios com melhor desempenho na Avaliação Undime-PI de Alfabetização. Ao todo, 80 municípios piauienses aderiram à avaliação, que é uma inovação no processo de coleta e análise em larga escala da alfabetização nas redes municipais públicas de ensino do Piauí. A entrega acontece às 9h, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

A Avaliação Undime-PI de Alfabetização é resultado de uma parceria entre a entidade e a plataforma Mobieduca.me, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes. As provas aplicadas em setembro foram destinadas a alunos do 2º ano e contaram com 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita. Na sequência, os municípios receberam sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Após a aplicação de nova avaliação, foi possível aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.

“A Undime montou uma equipe de pedagogos para acompanhar e planejar essas ações. Assim como os demais projetos desenvolvidos pela Undime, a Avaliação tem como missão auxiliar o fortalecimento da educação pública municipal piauiense”, explica Cleidimar Tavares, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Água Branca.

A Avaliação Undime-PI de Alfabetização é um processo avaliativo célere, seguro e econômico, que permite o acompanhamento sistemático do rendimento dos alunos com auxílio da tecnologia, fazendo com que o processo de coleta, análise e entrega dos resultados aconteça de forma eficiente. Com isso, a tomada de decisões por cada rede de ensino se torna mais assertiva.

“O objetivo da entrega do Selo Undime-PI de Alfabetização é certificar os municípios que, de posse dos resultados da avaliação diagnóstica, planejaram e realizaram planos de intervenção capazes de atender os déficits de aprendizagem dos estudantes avaliados e conseguiram uma evolução significativa em seus resultados”, acrescenta Cleidimar Tavares.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais