Cidadeverde.com

Primeiro curso do Empreende Bairro foca na saúde financeira de negócios

Imprimir

Foto: PMT

Está em andamento o primeiro minicurso do Projeto Empreende Bairro, que tem recebido ampla participação dos inscritos. Por causa disso, foi necessário criar duas turmas de 45 alunos. O curso de Gestão Financeira, que deve ser finalizado na noite da próxima segunda-feira (9), tem como objetivo despertar os empreendedores para a importância de uma boa gestão financeira no seu negócio.

O minicurso é moderado pelo Sebrae no Piauí, parceiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) na realização do projeto. Durante as aulas, cinco temas serão pontuados, sendo eles: Ferramenta de controle do dinheiro (caixa); Fluxo de caixa; DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício); Análise dos indicadores de Resultados, e Formação do preço de venda. A metodologia utilizada para o ensino é de desenvolvimento próprio do Sebrae Nacional.

Para Joseane Silva, psicopedagoga com um espaço de atendimento às crianças que possuem dificuldade de aprendizagem escolar, o minicurso vem despertando nela um novo olhar sobre sua empresa. “Estou gostando muito do curso. A linguagem é muito clara, prática e acessível. Agora eu enxergo o que fazia de errado na minha empresa, porque eu não entendia a importância de fazer as anotações do que entrava e saía, do fluxo de caixa e essas são coisas simples. Então é muito esclarecedor e assustador também, já que agora eu vejo tudo o que não fazia dentro do meu negócio. Mas, como o professor ensina, ainda dá tempo de reverter isso e eu conseguir o meu sucesso”, comenta esperançosa.

De acordo com o consultor e instrutor do Sebrae no Piauí, Vicente Oliveira, a maior dificuldade apresentada pelos participantes do projeto é a falta de cuidado com a vida financeira de seus negócios. “A maior dificuldade dos empreendedores é a falta de conhecimento sobre gestão, acompanhada do fato deles atuarem sozinhos na condução do negócio, ou seja, eles têm de fazer tudo sozinhos (atividades operacionais), então acabam negligenciando a gestão financeira. Inevitavelmente, esta acaba se resumindo ao processo de compra e venda de mercadorias ou de insumos para prestar o atendimento ao cliente. E é aí que mora o problema”, analisa.

O Projeto Empreende Bairro é uma realização da Semdec, em parceria com a Rede Clube, o Sebrae no Piauí, o CRA-PI e o Senac Piauí. Ao término dos minicursos, o projeto encerrará com a realização da Feira Empreende que está prevista para acontecer no dia 28 de março. O evento tem como objetivo unir todos os empreendedores do bairro para expor seus produtos e serviços, misturando a ação com apresentações culturais.

Fonte: PMT

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais