Cidadeverde.com

Coronavírus: saiba quando procurar uma unidade de saúde

Imprimir

A  diretora de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, reforça as orientações sobre os cuidados necessários para se proteger do novo coronavírus. A médica explica que todas as pessoas estão suscetíveis, mas também tranquiliza a população. Atualmente, o Piauí contabiliza 15 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em três municípios piauienses.

"Todos nós, seres humanos, estamos suscetíveis à doença seja rico, seja pobre, seja doutor, seja analfabeto. É preciso uma compreensão da população e se por acaso tiver a sintomatologia não é o fim do mundo e aquela pessoa eu não posso nem ver. A coleta do exame é importante para que a gente tenha um retrato fiel da epidemiologia da doença", explica médica. 

Amariles Borba enfatiza que as pessoas devem ficar atentas a informações falsas sobre o coronavírus e que, além de lavar as mãos, os cuidados devem se estender também à limpeza dos banheiros que se mostraram um local de propagação do vírus por causa das fezes. 

"É fazer a limpeza diária, inclusive, usando água sanitária, sabão e depois quando for usar o banheiro para fazer o número 1 ou o número 2, lavar as mãos de maneira correta por, pelo menos, 20 segundos", orienta Borba que também respodneu alguns questionamentos sobre a doença:

Notícia da Manhã: Todas as pessoas que estão gripadas devem procurar uma unidade de saúde?

Amariles Borba: se a pessoa viajou para fora do país e está com uma sintomatologia respiratória com febre alta, dor de garganta seca e se sentindo doente. Então, deve-se procurar qualquer unidade médica. Uma das coisas importantes é a hidratação porque assim se dá condições para o rim funcionar plenamente para que ajude o pulmão e o coração a reagir ao vírus. 

Notícia da Manhã: Qual o tratamento ideal? precisa tomar medicação?

Amariles Borba: Se a pessoa tem uma febre com mais de 38° pode tomar um antitérmico, seja dipirona ou paracetamol. Faço uma recomendação para as pessoas que têm doença hepática, pois não podem tomar paracetamol por mais de 3 vezes ao dia. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais