Cidadeverde.com

Cuidados necessários para evitar as otites; veja sinais

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Causada por alguns tipos de germes, a otite externa exige atenção. Afinal, ela provoca infecção no ouvido médio, dor e, em casos mais graves, lesões cartilaginosas ou ósseas. Apesar de atingir pessoas de qualquer idade, as crianças costumam apresentar o problema com maior frequência.  Por isso, é necessário um cuidado especial com os menores.

Alguns hábitos são responsáveis por provocar as otites. A cerca natural reveste e protege o canal auditivo. Manter a área úmida constantemente elimina esse acúmulo, facilitado assim a atuação de fungos e bactérias.

Principalmente com as crianças, é preciso ficar atento também com a colocação de objetos no ouvido. Até mesmo a limpeza da região com haste de algodão exige cuidado.

Sinais e cuidados

O clima quente é um facilitador. Por isso, ao identificar algum sinal, o ideal é procurar um médico para o diagnóstico e o tratamento, evitando assim soluções caseiras. Além da dor, entre os sintomas estão: coceira, secreção no ouvido e perda auditiva. Em alguns casos, a região fica avermelhada. Além disso, costuma doer ao tocar na área externa do ouvido.

Para a prevenção, é necessário cuidado com as hastes de algodão. Além disso, evitar a colocação de objetos no canal auditivo. Para quem pratica natação, o uso do protetor auricular de silicone protege contra o problema.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais