Cidadeverde.com

Hospital Justino Luz reforça estrutura de atendimento a pacientes com covid-19

Imprimir

Fonte: Google Maps

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, recebeu um reforço no atendimento a pacientes com covid-19. A ação faz parte de um plano de enfrentamento ao novo coronavírus, desenvolvido pela Fundação Hospitalar do Piauí (FEPISERH), que inclui a entrega de equipamentos hospitalares, como monitores para pacientes que necessitarão de terapia intensiva, capinógrafo, mobiliário, um veículo para transporte de pacientes, incremento do parque tecnológico, dentre outras melhorias que fazem parte dos investimentos que o governo do estado vem fazendo no hospital regional nesse período de pandemia.

Os novos equipamentos foram entregues nesta quinta-feira (09) pelo presidente da Fepiserh, Dr. Pablo Santos, e contou com a presença do diretor-geral do HGV, Dr. Gilberto Albuquerque; da Diretora-Geral do HRJL, Dra. Samara Sá; do diretor-técnico, Dr. Paulo Moura; da Diretora administrativa, Dra. Milena Danda; do coordenador da UTI, Dr. Raimundo Reis, dentre outros profissionais de saúde.

“Estamos equipando o Hospital Justino Luz tanto na sua estrutura física, com a chegada de novos equipamentos, como no ajustamento do fluxo dentro e fora do hospital, para otimizar o atendimento ao paciente com COVID-19”, disse Pablo Santos.

De acordo com o diretor-técnico do HRJL, Paulo Moura, a aquisição dos novos mobiliários e equipamentos reestrutura o parque tecnológico do hospital, trazendo melhorias. Ele ressalta ainda que, em breve, estarão finalizados os 10 leitos de UTI programados, somando-se 20 leitos de UTI para o hospital.

Na ocasião, o diretor do HGV, Gilberto Albuquerque, discutiu com a equipe do HRJL sobre o fluxo de atendimento para pacientes com COVID-19. Com a mudança da obstetrícia e pediatria para a estrutura de um Hospital particular, mais 70 leitos serão disponibilizados para pacientes com COVID-19 no HRJL, daí a importância da capacitação e preparo dos profissionais de saúde.

A equipe de saúde, acompanhada do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, e do secretário municipal de saúde, Júnior Santos, visitou a estrutura de um hospital da rede privada que está sendo cogitado como anexo para o HRJL para a prestação de serviços de obstetrícia e pediatria. Outra visita se deu ao Centro de Especialidades Médicas (CIEM), onde será montado um ambulatório para receber os pacientes suspeitos de coronavírus.

“Firmamos uma parceria com a secretaria municipal de saúde durante esse período de pandemia para atender e testar os casos suspeitos. No CIEM serão feitas a triagem e aqueles que estiverem em estado grave serão transferidos para internação no Justino Luz, onde esse paciente, dependendo do seu estado, ficará em leito clínico ou será encaminhado imediatamente para a UTI”, explicou Samara Sá, diretora-geral do HRJL.

O Hospital de Picos é um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao coronavírus no interior do estado. A unidade atende mais de 600 mil habitantes das regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé e realiza uma média de 7 mil atendimentos por mês.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais