Cidadeverde.com

Na crise do coronavírus, brasileiro recebe prêmio via drone na Rússia

Imprimir

Revelação do Corinthians cinco anos atrás, o atacante Malcom, hoje com 23 anos, chegou ao Barcelona no meio de 2018, depois de uma passagem destacada pelo francês Bordeaux, com a esperança de se firmar no time de Messi e companhia e brilhar em um dos maiores clubes do mundo.

Malcom observa a chegada de um drone pela janela do apartamento, em São Petersburgo (Reprodução/Instagram de Malcom)

Não deu certo. Pouco prestigiado pelo treinador Ernesto Valverde, atuou em 24 partidas (15 pelo Campeonato Espanhol, 6 pela Copa do Rei e 3 pela Champions League), tendo começado apenas 11 como titular.

Com tempo reduzido em campo (um total de 1.068 minutos, o que dá pouco mais de 12 partidas completas), só conseguiu anotar quatro gols em um ano na equipe catalã.

Negociado com o Zenit em agosto do ano passado por € 40 milhões (R$ 223 milhões pelo câmbio atual), tinha a expectativa de ter mais minutos em campo no clube russo, a fim de poder exibir seu futebol de velocidade e habilidade, especialmente pelos flancos do ataque.

Malcom, entretanto, não teve chance de engrenar. Atuou em duas partidas e passou a ter dores musculares frequentes na coxa. O tratamento convencional não surtiu efeito, e em outubro ele passou por uma cirurgia, na Finlândia.

A recuperação foi lenta e feita parte no Brasil, parte nos Emirados Árabes, e só neste ano ele pôde retomar os treinos e reestrear, no fim de fevereiro, pelo time de São Petersburgo.

Tornou-se rapidamente um dos destaques do líder do Campeonato Russo, antes da parada da competição, há quase um mês, por causa da pandemia de coronavírus.

O camisa 8 teve seu melhor desempenho justamente no último jogo antes da interrupção, no dia 14 de março, quando, na goleada por 7 a 1 sobre o Ural, fez um gol e deu uma assistência.

Essa atuação, aliada à que teve em um 0 a 0 com o Ufa cinco dias antes, serviu para que ele fosse eleito o jogador do mês.

Sendo assim, como entregar o prêmio ao brasileiro, que, depois da instauração da quarentena, passou a viver isolado em um apartamento na cidade?

O Zenit deu um jeito criativo, e Malcom registrou em rede social o troféu chegando até ele. Diz ele no começo do vídeo: "Recebi uma mensagem que [diz que] eu tenho que abrir a janela".

Ao se aproximar dela, o jogador se impressiona (exclama um "ooohhh!") com a aproximação de um drone. O aparato voador entra pela janela, assustando o gato de Malcom, pousa e faz a entrega de uma chuteira (aparentemente de porcelana) que tem no suporte, em cirílico, o nome do contemplado.

Malcom agradece, em português, "a todos os fãs do Zenit que votaram em mim" e dá o recado, também em português: "fiquem em casa".

Na Rússia, o futebol está suspenso pelo menos até o dia 31 de maio. O país registrou até agora mais de 15.500 casos de infecção, com 130 mortes, pelo coronavírus.

LUÍS CURRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais