Cidadeverde.com

Maternidade já fez 90 partos de adolescentes no ano de 2009

Imprimir

O número de casos de gravidez entre adolescentes tem preocupado as autoridades de saúde do Piauí. Segundo dados da Maternidade Dona Evangelina Rosa, dos 11 mil partos realizados no ano de 2008, 3.032 foram de mães com idade entre 11 e 19 anos. Só no primeiro mês deste ano, 90 garotas tiveram bebês no mesmo hospital.

Apesar da existência dos métodos anticoncepcionais, as jovens dizem não fazer uso de preservativos ou de pílulas. A adolescente Daniela Sousa, 15 anos, da cidade de Cabeceiras do Piauí, é um exemplo. “Eu tinha muitas informações de prevenção, mas tinha medo de tomar o remédio”, afirmou a jovem que está grávida de 8 meses.
 
Daniela Sousa, de 15 anos, está grávida de 8 meses

A maioria das garotas que procuram a maternidade tem idade entre 15 e 16 anos, são mestiças e geralmente são de classe baixa. De acordo com o diretor Francisco Passos, a faixa etária é considerada de risco, já que o corpo da mãe não está completamente formado para a concepção da criança.

“Quando a mãe tem de 16 a 19 anos, o corpo tem uma fisiologia melhor e os riscos para a mãe são menores, mas mesmo assim pode haver risco para a criança”, concluiu Passos.


Com informações de Eli Lopes (TV Cidade Verde)
 
Clique ► e veja o vídeo


Záira Amorim
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: