Cidadeverde.com
Últimas

Problemas neurológicos são cada vez mais frequentes em pacientes com covid-19

Imprimir
Além dos sintomas já conhecidos que se manifestam com a presença do CoronaVírus no corpo humano, cientistas e profissionais de saúde estão atentos as consequências neurológicas que o covid-19 está causando em pacientes infectados. 
 
Entre os sintomas mais comuns estão a tontura, dor de cabeça, confusão mental, isquemia cerebral, convulsão, perda da coordenação muscular e sonolência. 
 
A descoberta dessa relação dos distúrbios neurológicos com o Covid19 veio de um estudo na cidade chinesa de Wuhan, epicentro inicial da pandemia. Segundo a análise, de 214 pacientes estudados, pelo menos 78 apresentaram alguma manifestação neurológica.
 
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Segundo o Prof. Kelson James Almeida, Doutor em Neurologia pela USP e professor de Neurologia do Centro Universitário Unifacid Wyden, o covid-19 tem potencial para chegar ao sistema nervoso central, visto que o receptor para o vírus, chamado receptor da enzima conversora de angiotensina tipo 2, está presente no cérebro.
 
"De uma forma geral, os vírus chegam no cérebro pelo sangue, por invasão direta do sistema nervoso central, ou os próprios nervos mais distantes do cérebro os quais chamamos de periféricos, que ao entrar em contato com os vírus servem como carreadores desses agentes infecciosos para a parte central, ou seja para o cérebro". afirma Dr Kelson James.
 
MAIS CASOS NEUROLÓGICOS RELATADOS 
O Professor Kelson destaca que como a parte respiratória chama mais atenção, somente agora os sintomas neurológicos associados ao covid-19 estão sendo descritos. Em 4 de Março de 2020, o hospital Beijing Ditan, em Beijing, na China, publicou um caso de encefalite, que seria uma inflamação generalizada no cérebro por covid-19. 
 
O vírus foi encontrado no liquor (o liquido que banha o cérebro) retirado por uma punção lombar. Estudos de autopsia em pacientes falecidos por covid-19 mostraram (edema) inflamação do cérebro, o que pode ser chamado de encefalopatia.
 
Dia 25 de março de 2020, o hospital da faculdade de medicina de Yamanashi, no Japão, relatou um caso de meningite por covid-19. O paciente apresentou febre e deu entrada no hospital não por problemas respiratórios, mas por convulsões e rebaixamento do nível de consciência, que se manifesta por sonolência e até torpor. 
 
Esses foram os casos mais alarmantes. Porém, os estudos mostram de uma forma geral que 38,6% dos pacientes confirmados com infecção pelo covid-19 apresentam dores de cabeça, náuseas, vômitos, distúrbios da consciência e dormências pelo corpo.
 

Dr Kelson James
 
De acordo com Dr Kelson James, também tem sido descrito por pacientes, em meios informais, a redução das sensações do olfato (hiposmia) e do paladar (hipoaugesia) mas ainda não se sabe oficialmente se o covid-19 tem um tropismo ou preferência pelos nervos que levam as sensação de paladar e olfato. 
 
"Acredito que como os sintomas respiratórios são mais graves, os sintomas neurológicos podem passar mais desapercebidos, porém com o melhor conhecimento da doença, mais descrições detalhadas do acometimento neurológico deverão surgir", revela o neurologista.
Imprimir