Cidadeverde.com
Últimas

Como decidir onde investir o seu dinheiro?

Imprimir

Optar pelo investimento certo para o seu dinheiro não é uma tarefa fácil, pois existem muitos termos que devem ser assimilados antes de você tomar uma decisão a respeito, além do conteúdo que deve ser lido sobre o assunto.

Diversos fatores podem interferir na rentabilidade do seu investimento, por isso é fundamental avaliar aspectos como custos operacionais, por exemplo. Para obter mais dicas e fazer com que seu investimento tenha maiores chances de sucesso, confira o artigo a seguir.


Fonte: Pixabay

 

Quais fatores devem ser levados em consideração para investir o seu dinheiro

 

Para decidir onde investir as suas economias, é fundamental que você saiba quais são alguns dos fatores importantes relacionados a esse tema, visto que isso lhe proverá com o conhecimento necessário para tomar uma decisão de forma adequada. Um dos aspectos que podem interferir na sua escolha, conforme mencionamos anteriormente, são os custos operacionais. Afinal, não é possível avaliar a rentabilidade sem avaliar esses custos e as taxas de impostos, pois, mesmo caso representem valores pequenos, vão comprometer o seu lucro.

Além disso, é muito importante diversificar os seus investimentos, pois assim as suas chances de rendimento aumentam. É muito comum, por exemplo, que as pessoas invistam na previdência privada, como VGBL e PGBL, imóveis, poupança, dentre outros. No entanto, também tem se tornado cada vez mais comum que as pessoas decidam investir em petróleo, seja através da compra de ações ou de CFDs – que é a especulação sobre o valor dele –, e também em ações de empresas diversas.

Também é muito importante avaliar quanto dinheiro você tem disponível para investir, além dos riscos que esse investimento representa e se ele será de curto, médio ou longo prazo. Por isso, é preciso estar atento aos sentimentos de impaciência, pois para obter um rendimento satisfatório talvez seja necessário optar por um investimento a longo prazo.

Qual é o seu objetivo com o investimento?

 

Essa pergunta é fundamental para determinar o que você pretende alcançar. Caso a sua intenção seja adquirir um carro, uma casa, poupar dinheiro para os herdeiros ou apenas investir um dinheiro que você tem sobrando, suas opções de investimento vão variar muito dependendo de qual for a sua situação.

Antes de investir o seu dinheiro, que pode ser fruto do seu 13º salário, por exemplo, é importante que você tenha uma estratégia traçada, pois isso evitará que você acabe perdendo suas economias. Um investimento que esteja de acordo com os seus propósitos vai evitar que você fique mudando de aplicação de acordo com o que aconteça no mercado.

Como ter uma reserva financeira para investir?

Para que você possa investir, é preciso que tenha algum dinheiro sobrando, e isso nem sempre é fácil. Com a internet, entretanto, tem sido cada vez menos complexo fazer bons investimentos com pouco dinheiro, mas é importante que você esteja atento para não acabar caindo em fraudes.

 


Fonte: Pixabay

 

Para conseguir ter uma boa reserva financeira, é fundamental que você comece a controlar as suas finanças pessoais. Uma dica é reservar pelo menos 15% da sua renda mensal para isso, caso seja possível. Vale a pena também seguir algumas dicas simples, como economizar no supermercado, mesmo em datas especiais como Natal e Ano Novo, quando costuma-se gastar bem mais.

Assim, decidir como investir o seu dinheiro envolve a análise de muitos aspectos diferentes. E é precisamente essa análise cautelosa que ajudará você a atingir seu objetivo de maneira bem-sucedida. Por isso, vale a pena buscar o máximo de informações possível antes de tomar a sua decisão.

Imprimir