Cidadeverde.com

Disque HGV moraliza filas de atendimento, diz Assis

Imprimir

O secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho, disse ao Cidadeverde.com que o Disque HGV moraliza as filas quilométricas que se formavam em frente ao Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas.

Segundo ele, os pacientes chegavam nas filas de madrugada, alguns passavam até dias e só conseguiam consultas para dois ou três meses depois, quando conseguiam. “Nós retiramos as filas concretas e acabamos com a dor silenciosa desses pacientes que se não comprassem uma senha via intermediário não conseguiam suas consultas”, argumentou o secretário.
 

 
Assis Carvalho disse que o sistema Disque HGV tem menos de dois meses funcionando, mas já deu subsídios para que seja melhorado o atendimento aos pacientes.
 
“Antes não tínhamos como saber quais as especialidades que a demanda era maior e hoje nos sabemos que das 31 clinicas, cinco realmente tem problemas por falta de médicos e profissionais especialistas e outras 26 tem problemas com o não comparecimento de pacientes”, explicou Assis.
 
O secretário se refere às especialidades de dermatologia, neurologia, neuropediatria, endocrinologia especializada em diabetes e proctologia onde a demanda é maior de pacientes por conta da falta de profissionais da área para atendimento.

“A oferta sempre será maior que a procura, porque não há médicos especializados nestas áreas, nem aqui, nem na Bahia, Ceará ou Maranhão. Esse problema será resolvido lentamente”, justificou Assis Carvalho.

Intermediário x trote
De acordo com o levantamento feito pela secretaria de Saúde, das 8.632 ligações atendidas pelo Disque HGV, 182 números de telefones marcaram mais de 10 consultas cada um em menos de 60 dias.

O percentual de pacientes que marcou e não compareceu no dia agendado chega a 52% e pelo menos três orelhões do entorno do HGV marcaram juntos 1.033 consultas nesses dois meses.

“Não é possível que as pessoas saiam dos seus bairros para ligarem de um orelhão do centro da cidade. Isso leva a crer que são trotes ou um intermediário está se fazendo presente também nesse tipo de sistema”, chamou atenção Assis Carvalho.

Melhoria no sistema
O secretário de Saúde determinou que seja bloqueado o atendimento de ligações provenientes de orelhões e sejam marcadas somente a consultas oriundas de telefones fixos.

Todos os orelhões de Teresina já foram registrados no sistema e bloqueados. Outra medida adotada agora é que o sistema vai ligar 48 horas antes para o paciente para confirmar a consulta.

 

Flash de Caroline Oliveira
Redação de Conceição Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: