Cidadeverde.com

Parceria da SEMCASPI promove autocuidado a pessoas em situação de rua

Imprimir

Foto: Prefeitura de Teresina

As pessoas em situação de rua, que estão abrigadas no estádio Lindolfo Monteiro, tiveram uma manhã de cidadania e promoção do autocuidado. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) e a Fundação Wall Ferraz (FWF) levou o serviço de corte de cabelo.

“No Lindolfo Monteiro, a equipe tem realizado um belo trabalho de atendimento a essa população. Os profissionais de saúde e assistentes sociais têm acompanhado essas pessoas diariamente. E a parceria com a FWF é importante nesse processo de cuidado”, afirma o secretário.

As instrutoras da Fundação atenderam 26 das 36 pessoas que estão abrigadas no local. De acordo com o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, essa iniciativa tem como objetivo promover cidadania e para que eles resgatem os cuidados com o corpo.

“Em tempos de pandemia, a higiene e autocuidado são aliados contra a propagação de doenças. A FWF levou parte do projeto Ação Cidadania ao estádio Lindolfo Monteiro, atendendo pessoas em situação de rua que estão abrigadas naquele espaço, com o serviço de corte de cabelo, obedecendo todas as recomendações de distanciamento social e uso de EPIs. O objetivo da ação é levar um pouco mais de cidadania a essas pessoas, que muitas vezes perdem a percepção de si e dos cuidados com o corpo e a saúde, colaborando com o resgate da cidadania. A ação também vai incluir um bate-papo sobre autocuidado”, disse Heline Santos, superintendente Executiva da FWF.

O Lindolfo Monteiro foi preparado para receber até 75 pessoas em situação de rua durante a pandemia do coronavírus. A estrutura conta com alojamentos separados para homens, mulheres e pessoas com algum sintoma de problema de saúde, além de estande com equipe de saúde multiprofissional, distribuição de refeições diárias, itens de higiene e limpeza diária do local.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais