Cidadeverde.com

Município do Piauí registra menor temperatura da região Norte e Nordeste

Imprimir

O município de Caracol, na região de são Raimundo Nonato, a 607 km de Teresina, registrou, 15º graus. Essa temperatura foi considerada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a menor as regiões Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (19).

O climatologista Werton Costa explica que esse essa condição meteorológica é bem característica do mês de maio. 

"Nós já estamos recebendo no sul do Brasil a entrada vigorosa de ar polar. Então, essas massas polares acabam adentrando o território brasileiro atingindo faixas consideráveis do sertão baiano, pernambucano e piauiense. Por isso, algumas estações meteorológicas vão registrar temperaturas mínimas de 14°, 15° ou 17° graus. A tendência é melhorar ainda mais quando a partir do dia 21 de junho começa oficialmente o inverno no hemisfério sul", comenta Costa. 

 

 


Já, climatologicamente falando, "maio é considerado o mês de pós-estação, é a finalização do ciclo chuvoso no estado do Piauí", diz Costa.

"Há uma diferença grande entre o comportamento atmosférico exibido no mês de maio no estado do Piauí e os demais meses da quadra chuvosa. Primeiro nos temos uma redução dos volumes chuvosos,  essa redução é bastante radical no extremo sul e é mais moderada na  faixa norte, centro-norte. Em consequência da redução dos volumes chuvosos, há uma diminuição da nebulosidade. Então, há uma ligeira redução de nuvens observadas no céu".
 



Foto: divulgação/site/prefeitura de caracol

 


Carlienne Carpaso
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: preços