Cidadeverde.com

Vacinação continua em Teresina para doentes crônicos; apenas 6% se vacinaram

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) não atingiu a meta de vacinação contra a gripe para pacientes diabéticos, hipertensos com comorbidades e pessoas com obesidade grau III. A vacinação para esses três grupos, que apresentam alto risco para a Covid-19, pode ser feita em uma das 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão imunizando a população contra a Influenza.

Dados do sistema e-SUS mostram que atualmente há 87.693 pessoas em Teresina com hipertensão e 29.325 diabéticos sendo acompanhadas pelas equipes de Atenção Básica em Teresina. Até o momento, apenas cerca de 6% dessa população foi vacinada. Foram imunizados apenas 4.693 indivíduos com diabetes, 378 obesos e 2.217 pessoas com doenças cardíacas crônicas (que inclui hipertensão com comorbidade) na capital.

 Embora o período dedicado à imunização de doentes crônicos no calendário da campanha estabelecido pelo Ministério da Saúde já tenha passado, qualquer paciente pertencente a estes grupos pode procurar uma das 71 Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra a gripe. 

“Ainda não alcançamos a meta de vacinação de 90% de pessoas com essas doenças crônicas. Assim, durante esta semana inteira, pedimos que procurem um dos pontos de vacinação para tomarem a vacina contra a gripe”, alerta Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS.

Kledson Batista ressalta que a vacina não protege contra o novo Coronavírus, mas é importante para evitar internações desnecessárias e que podem ser prevenidas pela imunização. Além disso, facilita o diagnóstico de Covid-19 por meio da diminuição nos casos de síndromes gripais com sintomas semelhantes aos da doença, como a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Isso acontece porque pessoas com estas doenças crônicas são mais suscetíveis a uma queda na imunidade, o que leva a sintomas graves de síndromes gripais, podendo evoluir para complicações ou até mesmo óbito.

A vacinação para professores e para pessoas de 55 a 59 anos será iniciada em data ainda a ser divulgada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O objetivo é evitar aglomerações, vez que ainda há um público considerável de gestantes, puérperas e crianças buscando vacinação.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais