Cidadeverde.com

Aprovado projeto que exige fisioterapeuta em tempo integral em CTI

Imprimir

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O plenário virtual da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 1985/2019 de autoria da deputada federal Margarete Coelho que regulamenta a presença de profissional de fisioterapia em Centros de Terapia Intensiva (CTI). De acordo com a matéria, esses profissionais irão atuar 24 horas nesses centros.

O projeto de lei (PL 1985/2019) prevê que os profissionais atuem em todos os turnos em CTIs adulto, pediátrico e neonatal, tanto nos hospitais e clínicas públicas quanto nos estabelecimentos privados. 

Para a autora do projeto, a complexidade dos procedimentos adotados pelos profissionais fisioterapeutas que atuam nos CTIS e o elevado número de intercorrências clínicas e admissões que incidem durante o período de 24 horas são algumas das motivações para a apresentação do projeto.

“Não podemos negar que a ausência de um fisioterapeuta em período de instabilidade ou intercorrência de um paciente crítico compromete a qualidade da assistência prestada. Diante da pandemia, essa situação encontra- se ainda mais necessária já que são esses profissionais que possuem a expertise para lidar com as intercorrências que a doença apresenta no sistema respiratório dos pacientes”, afirmou.

A parlamentar piauiense lembrou, ainda, que um paciente em situação crítica, como é o caso de muitos pacientes com Covid-19, deve ser monitorado continuamente, demandando participação conjunta da equipe médica, de enfermagem e de fisioterapia. “Além das atividades desempenhadas individualmente pelo profissional fisioterapeuta nos CTIS, há, fundamentalmente, o trabalho interdisciplinar na busca por soluções e melhoras para os pacientes. A presença de um fisioterapeuta intensivista reduz sensivelmente a permanência dos pacientes nos CTIS, bem como a qualidade dessa permanência”, finalizou.

O projeto de lei segue agora para a apreciação do Senado Federal.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais