Cidadeverde.com

Após identificar ameaça a bispo católico, Governo do DF volta a fechar Esplanada

Imprimir

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

 

Após identificar ameaças a um representante da Igreja Católica em Brasília, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fechou a Esplanada dos Ministérios por dois dias -nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17).

Os setores de inteligência da Polícia Civil identificaram ameaças ao bispo-auxiliar de Brasília, dom Marcony Vinícius Ferreira, por parte de integrantes do grupo armado de extrema direita 300 do Brasil. A informação foi confirmada pela assessoria do Governo do DF.

O grupo é formado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e tem como uma das lideranças a ativista Sara Winter, que foi presa na segunda-feira (15) em investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal sobre protestos antidemocráticos.

O bispo-auxiliar atua no edifício da Cúria Metropolitana, localizado ao lado da Catedral de Brasília, um dos cartões-postais da cidade e da Esplanada. O prédio abriga setores administrativos, pastorais, judiciais e de comunicação da Arquidiocese da capital federal.

O decreto de Ibaneis justifica o fechamento da Esplanada afirmando que foram verificadas "aglomerações" nos últimos dias, "perigo de contágio" pelo novo coronavírus e ameaças de alguns manifestantes "aos Poderes constituídos e à Cúria Metropolitana de Brasília".

Ibaneis diz ainda que é necessário coibir "manifestações de conteúdos anticonstitucionais e outras medidas para contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública".

A medida proíbe o trânsito de veículos e pedestres desde a Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes. Somente autoridades devidamente identificadas poderão passar pelo local.

O entorno da área da Catedral Metropolitana também teve a segurança reforçada por forças de Segurança Pública do DF.
Não é a primeira vez que a Esplanada é fechada nesta semana por conta de atos de manifestantes. No domingo (14), a área foi interditada. Na véspera, um grupo de manifestantes disparou fogos de artifício em direção ao prédio do STF.

Na segunda-feira, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, a ativista Sara Winter foi presa temporariamente num desdobramento das investigações sobre a realização de atos antidemocráticos.

O pedido contra a bolsonarista foi feito pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, na sexta-feira (12).

"Os pedidos de prisão foram apresentados a partir de indícios obtidos pelo Ministério Público Federal de que o grupo continua organizando e captando recursos financeiros para ações que se enquadram na Lei de Segurança Nacional, objeto do inquérito. O objetivo das prisões temporárias é ouvir os investigados e reunir informações de como funciona o esquema criminoso", afirma nota divulgada pela PGR.

Depois de ter sido alvo de busca e apreensão no fim de maio no inquérito das fake news, a ativista publicou um vídeo afirmando ter vontade de "trocar socos" com Moraes e prometendo infernizar a vida do ministro e persegui-lo.

Em seguida, no dia 31 de maio, Winter liderou um protesto em frente ao STF acompanhada de manifestantes usando máscaras e carregando tochas.

No sábado, o acampamento do movimento foi desmontado pelo Governo do Distrito Federal. À tarde, liderados pela ativista, um grupo de 20 pessoas rompeu a área cercada no entorno do Congresso e invadiu a laje do prédio.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, no dia 12 de maio, Sara Winter reconheceu que alguns membros do movimento estavam armados, embora tenha dito que as armas eram apenas para defesa do grupo e não para atividades de militância.

No domingo, a PGR instaurou uma investigação preliminar sobre o ato da noite de sábado em que manifestantes atiraram fogos de artifício em direção ao STF simulando um bombardeio.?

RENATO ONOFRE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais