Cidadeverde.com

Marcelino Nascimento, fundador do Instituto Santo Agostinho, morre após luta contra o câncer

Imprimir

O historiador e diretor-presidente do Instituto Santo Agostinho (ISA),  Marcelino Gonçalves do Nascimento, 69 anos, morreu após luta contra um câncer na tireoide. Ele - que havia sido submetido a uma cirurgia no início deste ano, faleceu em casa na noite dessa terça-feira (23), em Teresina. 

O velório foi reservado a familiares e amigos próximos e durou cerca de 2 horas na funerária na Pax União. Ele deixa quatro filhos, oito netos e uma escola com 19 anos de existência.

“Uma perda para a história, para a Educação no Piauí. Essa escola foi um sonho que conseguiu concretizar. Ele era uma referência como historiador e foi um senhor pai não só para a sua família, mas para todos que tiveram o prazer de conhecê-lo”, lamenta Sueli Alves,  diretora administrativa da escola. 

A psicopedagoga institucional Corina Cerqueira, que trabalhou no ISA por 15 anos, relembrou do amigo bastante emocionada e disse que ele será lembrado como um “grande educador”. 

“O professor Marcelino era um grande educador e o grande sonho sempre foi a área educacional. Escolheu o Dirceu pra ser sua casa. Vendeu o único carro que tinha para alugar duas salas e fundar o ISA que hoje é essa grande escola. Ele era um grande profissional e muito humano. Nunca foi diretor de gabinete, mas um diretor de portaria que fazia questão de conhecer os alunos e suas famílias. Falar do amor à educação, é falar dele. Que as pessoas sempre possam lembrar dele como essa referência. Contribuiu muito na Educação de Teresina e do Piauí”, disse Corina Cerqueira. 

O falecimento de Marcelino foi comunicado por meio de nota de pesar nas redes sociais da escola que informa ainda a suspensão das atividades administrativas e pedagógicas até a próxima segunda-feira (29). Pelo Instagram, centenas de ex-alunos, alunos e a amigos lamentaram a perda. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais