Cidadeverde.com

Semar aponta queda da umidade relativa do ar no PI

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou um novo boletim hidrometeorológico e aponta que a umidade relativa do ar está caindo no Piauí, com tendência de ficar ainda mais baixa nos próximos dias. Esta redução deve-se às condições meteorológicas marcadas pelo fim das chuvas, aumento de temperatura e da frequência de ventos.

De acordo com especialistas da Semar, o Piauí possui, basicamente, duas estações climáticas: a úmida e chuvosa, entre os meses de dezembro e maio, e a estação seca, que prevalece de junho a novembro, marcado por temperaturas elevadas. O boletim aponta que as queimadas, que costumam surgir neste período, também favorecem a baixa umidade do ar.

“Neste ano, tivemos uma situação mais favorável comparada ao ano anterior. Em 2019, tivemos um índice normal de chuva mas, nestes primeiros meses, de janeiro e junho de 2020, já registramos um índice de 43%, um valor bem a cima da média que contribui muito para a redução dos focos de calor”, afirma Sônia Feitosa, meteorologista da Semar.

A especialista enfatiza que, neste período, os níveis das barragens tendem a baixar. “Contudo, com essas chuvas acima da média, espera-se que as barragens de médio e grande porte não atinjam níveis de criticidade, já que nos últimos dois anos foi razoável a recarga de água. De 2010 até agora, este foi o melhor ano em se tratando de reservas hídricas”, destacou Sônia Feitosa.

A publicação destaca ainda o Monitor de Secas, ferramenta para os empreendedores das barragens e gestores públicos e privados, em suas tomadas de decisões em questões relacionadas à água, seca, caminhões-pipa e etc. 


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais